Última alteração: 04-11-2023
Resumo
Este projeto teve por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de intervenção junto a estudantes escolares do ensino médio em situação de sofrimento provocado por exposição a risco psicossocial. Nossa intervenção visou instrumentalizar essas pessoas para que possam lidar de forma mais positiva com os traumas sofridos e as experiências negativas vivenciadas. O projeto está desenhado como uma Investigação-ação. Participaram da intervenção 20 jovens de ambos os sexos entre 16 e 19 anos de idade com história de exposição a situações de risco psicossocial. O projeto foi desenvolvido em uma escola localizada em uma comunidade socialmente vulnerável da região metropolitana de Porto Alegre. Foi desenvolvida uma oficina com periodicidade de 45 minutos semanais por um período de cinco meses. Ao grupo foi dada a tarefa de construir um documentário em forma de filme sobre um hipotético adolescente em situação de risco, similar à qual vivem os participantes. Foram elaborados três documentários reunindo oito histórias sobre abuso sexual na infância, relações amorosas abusivas, homofobia, bulling, exploração e assédio moral no trabalho, trabalho escravo e violência doméstica. Todas as histórias referiram-se a situações reais vivenciadas pelos jovens. A intervenção proporcionou momentos de reflexão sobre os episódios vividos e discussão sobre estratégias de enfrentamento.