Última alteração: 31-10-2023
Resumo
O estudo analisa processos de hibridação envolvendo a cultura afro-brasileira e a cultura escolar, a partir da experiência do Afoxé na escola, e tem como foco o projeto “Banda Afro-escolar”, realizado em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. Examinam-se processos implicados na inserção/apropriação/hibridação dessa prática cultural afro–brasileira na escola, a partir da análise de propósitos, propostas, ações, remodelações relativas à sua inserção. A partir dos Estudos Culturais em Educação, em uma perspectiva pós-estruturalista, dá-se destaque aos conceitos de Hibridação, Tradução, Representação, Cultura como recurso, Didatização e Apropriação. O estudo está também delineado a partir de etnografias pós-modernas e vale-se de ferramentas metodológicas que incluem o acompanhamento das atividades da banda e seu registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas com jovens e professores que participam/participaram deste projeto, bem como o exame de documentos que focalizam a proposição da referida Banda. A partir das análises realizadas, pode-se perceber que estão implicados no movimento de apropriação do Afoxé pela escola processos de hibridação desta prática cultural, dos quais decorre, a escolarização do afoxé. Assim, a cultura afro-brasileira está pensada, no caso estudado, como um recurso para a inserção social de um grupo de jovens, assemelhando-se assim a outros projetos de educação integral propostas pela mesma rede de ensino. Pode-se dizer que a prática do Afoxé se “molda” à cultura escolar ao assumir rituais e estruturas da escola – didáticas e metodologias, por exemplo. Porém, a hibridação também se dá, na medida em que “marcas” assumidas como próprias à cultura afro-brasileira (mais especificamente do Afoxé) são valorizadas na Banda Afro Escolar. A relevância deste estudo para o campo educacional diz respeito, especialmente, à busca das interfaces de diálogo, expressas, por vezes, como resistências a processos de hibridação entre culturas essencializadas e fixadas em suas tradições de origem. O estudo integra, então, um propósito mais amplo que envolve pensar, sobre como o universo cultural afrobrasileiro adentra, interage e se recria no contato com práticas e saberes característicos ao ambiente institucional da escola.
Palavras-chave: Estudos Culturais; Afoxé; Hibridação Cultural; Didatização; Cultura como recurso.