Última alteração: 29-10-2023
Resumo
Este estudo buscar analisar obras infantis da literatura afro-brasileira com foco na implementação da Lei 10.639/2003 que instituiu o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. O objetivo é analisar algumas obras da literatura infantil afro-brasileira e avaliar o olhar do docente sobre esse material enquanto possibilidade de ferramenta pedagógica antirracista. Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa alguns métodos de investigação serão implementados, como: técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevistas estruturadas e/ou semiestruturadas com os(as) professores(as). Mesmo em um momento inicial dessa pesquisa, já se observa a partir das leituras e experiência na educação que há carência de pesquisas científicas sobre a literatura infantil como ferramenta pedagógica antirracista, em especial obras infantis da literatura afro-brasileira. Assim como, há necessidade de pesquisas diagnósticas críticas sobre a utilização da literatura infantil afro-brasileira como ferramenta pedagógica antirracista. Destaca-se a importância da avaliação crítica do conhecimento e das interações que os(as) professores(as) estabelecem (ou não) com a literatura infantil afro-brasileira, inclusive para inserir novas experiências como possibilidade de combate ao racismo e para ampliar as “oportunidades de inovação para a prática pedagógica de professores de vários segmentos da Educação Básica e da Educação Infantil” (Amâncio; Jorge, 2008, p. 107). Nesse sentido, um documento norteador importante são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer 03/2004) que direciona o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana através da literatura.
Palavras-chave: Lei 10.639/2003; literatura infantil afro-brasileira; racismo; antirracismo.