Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ATELIÊS LITERAFROS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE LEITORES INFANTIS ANTIRRACISTAS NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE
Angela Maria Pinheiro, Amarildo Luiz Trevisan

Última alteração: 30-10-2023

Resumo


O projeto de pesquisa dos ateliês literafros apresenta uma proposta demediação literária, com obras da literaturas afros e afro-brasileiras para ascrianças dos anos iniciais da rede pública do município de Fortaleza-CE. Nessepercurso se objetiva possibilitar experiências estéticas com a literatura negraenquanto pedagogia para ampliar a possibilidade de conhecer a História e aCultura afrodescendente conforme impulsiona a Lei 10.639/03, na construçãode uma educação antirracista. Foi utilizado como caminho metodológico osCírculos de Leituras idealizados por Cosson, (2018). O aparato teórico ésustentado nos estudos de Lajolo (2009) no tocante a uma das compreensõesde literatura, Duarte (2011) para os estudos sobre o conceito em construção deliteratura afro-brasileira. Pettit (2017) ao defender a experiência da literaturacomo lugar de construção da posição do sujeito, muitas vezes silenciado porsituações de violência e exclusão, Zilberman (2003) com seus estudos sobre aformação do leitor infantil, Amâncio (2014) que corrobora com suas pesquisaspara fortalecer a exigência da implementação da Lei 10.639/2003 como umaação afirmativa de valorização da História e da Cultura de matriz africana eresgate da autoestima do corpo discente negro respeitando esses alunos comosujeitos da História do povo brasileiro. Embora a pesquisa esteja emandamento, em passos iniciais já podemos refletir sobre possíveis resultadoscomo o não conhecimento da Lei 10.639/03 no espaço escolar e a rara ofertade textos negros para comunidade escolar.

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