Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E VALORES RELACIONADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciane de Melo Gonçalves Trojahn, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 29-10-2023

Resumo


A pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da contação de histórias  na construção de conhecimentos e valores relacionados a questões ambientais no 4º ano do Ensino Fundamental. A relevância do tema está associada a contribuição para a construção de conhecimentos e valores relacionados a questões ambientais, investigando se a estratégia pedagógica de contação de histórias consegue envolver  e despertar nos alunos o interesse pela temática a ser estudada através dessa abordagem pedagógica de ensino aprendizagem, favorecendo a compreensão de sua importância educacional. Para essa finalidade, a pesquisa será realizada com alunos do quarto ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Canoas. Para atingir os objetivos propostos, optou-se pela utilização da Pesquisa com Métodos Mistos, integrando componentes quantitativos e qualitativos. Os dados coletados serão analisados quantitativamente e qualitativamente, sendo as ferramentas de Estatística Descritiva e Inferencial para a análise dos dados quantitativos e para os dados qualitativos será utilizada a Análise de Conteúdo. Para a obtenção de dados que tragam subsídios para essa pesquisa, adotaremos os seguintes procedimentos: a exposição dialogada, contação de histórias nas aulas do Projeto Livro Leitura (que ocorre uma vez na semana nas turmas dos Anos Iniciais na escola pesquisada), a utilização da análise observacional, a aplicação de questionários (aplicados ao longo do processo investigativo contendo perguntas abertas e fechadas), desenhos e as anotações da pesquisadora em um diário de campo. Espera-se, com a pesquisa, mostrar que a contação de histórias, por meio de diferentes linguagens, pode auxiliar na construção de um pensamento crítico no aluno sobre questões ambientais e preservação do Planeta. O estudo encontra-se na fase de implementação e coleta de dados.



Texto completo: Resumo  |  Pôster