Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
EXPLORANDO O CHATGPT NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E POTENCIAL PEDAGÓGICO
Leticia Azambuja Lopes

Última alteração: 29-10-2023

Resumo


Este estudo aborda a aplicação do ChatGPT, um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, na educação a distância (EaD). O ChatGPT é uma ferramenta promissora que pode melhorar a interação e o suporte aos estudantes, contribuindo para uma aprendizagem mais dinâmica e personalizada. O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção dos estudantes sobre o uso do ChatGPT como recurso educacional na disciplina de Educação em Ciências da Natureza. Procura-se compreender o impacto, a eficácia e as possíveis limitações do ChatGPT no contexto de EaD, tendo como participantes da pesquisa estudantes dos cursos de Licenciaturas de Pedagogia e Ciências Biológicas. Como desenho metodológico utilizou-se uma abordagem qualitativa em Educação, em que foi lançado um desafio no Ambiente Virtual de Aprendizagem, envolvendo o uso do ChatGPT para elaboração de aulas relacionadas à desconstrução da informação falsa de que a Terra é plana. O desafio proposto foi: Use o ChatGPT para agir como professor/a. Vá até o site https://chat.openai.com/. Insira o "prompt" (pergunta): Liste 10 formas de como explicar que a Terra não é plana. Escolha uma das formas que o ChatGPT indicou e construa uma aula a partir disso. Poste sua resposta, indicando que você usou o ChatGPT para aprimorar sua aula. A construção dos resultados ocorreu por meio das percepções dos estudantes acerca do ChatGPT e sua experiência com o desafio proposto. Como resultado foi observado que a maioria dos estudantes não tinha conhecimento prévio sobre o ChatGPT e subestimou suas capacidades. No entanto, perceberam seu potencial educacional após o desafio. Identificaram algumas limitações, como a escrita robótica e a falta de compreensão de termos específicos. Neste sentido foi percebido que a falta de conhecimento prévio e percepção limitada sobre o ChatGPT evidencia a necessidade de maior divulgação e conscientização sobre essa tecnologia na EaD. Os resultados indicam que, ao compreender e explorar o ChatGPT, os futuros educadores podem aproveitar seu potencial para melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes, estimulando o engajamento e a autonomia.



Texto completo: Pôster  |  Resumo