Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO FARMACÊUTICO NO GRUPO DE HIPERDIA: Relato de experiência
Cariane Cariane Vissotto, Hayme Hayme dos Santos Ferreira, Jussana Jussana Freitas Ramos, Laísa Laísa Nunes Franco, Maria Maria Renita Burg

Última alteração: 31-10-2023

Resumo


INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM) são denominadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e integram o principal motivo de agravos na saúde pública, em torno de 60 a 80% dos casos tem a possibilidade de serem tratados na atenção básica. Diante dessa problemática, com o propósito de reduzir o número desses agravos, ter um acompanhamento e o tratamento adequados na rede básica, estão sendo desenvolvidas diferentes estratégias e ações pelo Ministério da Saúde. Nessa perspectiva, o HiperDia é um grupo operativo elaborado para atender a população hipertensa e/ou diabética. O objetivo do grupo é potencializar ações de promoção e prevenção à saúde, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência na participação da atividade educativa no Grupo HiperDia, durante o segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde Comunitária. METODOLOGIA: Relato de experiência da atividade de educação em saúde realizada em agosto de 2023 em uma Unidade Básica de Saúde do município de Canoas/RS. RESULTADOS: Participaram da atividade 22 usuários com HAS e/ou DM e 6 acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina da ULBRA. A atividade científica conduzida pela residente de farmácia e foi abordado o uso racional de medicamentos bem como as formas corretas de administração e manejo com foco nos medicamentos antidiabéticos e antihipertensivos, posologia, armazenamento, descarte adequado e hábitos saudáveis que favorecem o controle dessas doenças, controle dos índices de hipertensão e diabetes como aferição da pressão arterial, medição de peso e glicemia capilar, e demais atividades, visando o bem-estar e qualidade de vida dos usuários. Foram sanadas dúvidas, apresentado curiosidades a respeito do tema proposto. CONCLUSÃO: Foi de suma importância a participação do profissional farmacêutico bem como os demais profissionais da saúde nesses espaços, visto que os mesmos fortalecem o vínculo com os usuários, além de proporcionarem uma educação continuada a respeito da saúde, terapia farmacológica e não farmacológica utilizada no tratamento dessas enfermidades e também o compartilhamento das experiências vividas entre eles, contribuindo significativamente para melhor adesão ao tratamento e recuperação da saúde.

Palavras-chave: HiperDia; Hipertensão Arterial Sistêmica; Diabetes Mellitus; Cuidado farmacêutico. Atenção primária na saúde.

Texto completo: Pôster  |  Resumo