Última alteração: 01-11-2023
Resumo
O processo de construção da identidade está relacionado ao desenvolvimento de um sentido de unidade e de propósito diante das demandas da sociedade e ao sentimento de bem-estar. Neste sentido, a escola ocupa um lugar de destaque como referência na construção das identidades das pessoas em processo de desenvolvimento. Por um lado, a escola oferece um marco temporal de desenvolvimento, por outro lado, a escola oferece um espaço de sociabilidade no qual nos identificamos com pares e professores. O objetivo deste trabalho é investigar histórias de vida de professores oriundos de comunidades vulneráveis que lecionam em escolas situadas em comunidades vulneráveis. O principal interesse do estudo diz respeito ao papel que a escola desempenhou na construção da identidade narrativa desses professores que retornaram a comunidades vulneráveis para lecionar. Foi utilizada uma metodologia de elaboração de histórias de vida. Participaram deste estudo três professores e uma professora entre 23 e 59 anos. Foi aplicado um protocolo de coleta de histórias de vida. A pergunta foi: ‘qual a importância da escola em sua formação, na construção de quem você se tornou? Conte sua história de vida tendo a escola como referência’. As histórias de vida foram submetidas a uma análise narrativa baseada no Sistema da Matriz Narrativa. Foram encontradas quatro categorias relacionadas à escola: a escola como um espaço de ordem; a referência afetiva dos professores na construção das identidades - acolhimento e incentivo; a escola como espaço de relações sociais e transmissão de experiências; a escola como espaço de construção da identidade de estudante e professor. Foi, também, encontrada uma categoria relacionada à família: a educação como valor familiar de referência na construção das identidades. A escola teve um papel fundamental na tomada de um caminho de vida pela legalidade, em oposição à marginalidade e à escolha profissional.