Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
MODOS DE SER DOCENTE: SENTIDOS DISCURSIVOS APRESENTADOS PELA CULTURA MIDIÁTICA NO MÊS DO DIA DO PROFESSOR
Graziela Macuglia Oyarzabal

Última alteração: 26-10-2023

Resumo


O presente trabalho constitui-se de um recorte da pesquisa intitulada “Modos de ser docente: quais os sentidos discursivos apresentados pela cultura midiática?”. Este estudo volta seu olhar para examinar como os modos de ser docente veiculados em artefatos culturais influenciam na busca ou não dos jovens egressos do Ensino Médio pela profissão docente. A metodologia empregada neste recorte analítico constituiu-se de um corpus empírico formado por quatro reportagens da Folha de São Paulo publicadas em outubro de 2022, sendo este mês escolhido por conter o dia do professor, comemorado no dia 15, e realizada a análise discursiva a fim de identificar e discutir os sentidos sobre a formação docente presentes neste artefato cultural.

Texto completo: Pôster  |  Resumo