Última alteração: 26-10-2023
Resumo
O presente trabalho trata-se da apresentação do projeto de pesquisa, previamente intitulado de “Constituição do ethos (e do páthos) docente: representações e identidades nas revistas Textual e Educação em Revista”. Valendo-se de conceitos como identidades, representações, docências, ethos, páthos e narrativas, o trabalho procurará compreender as tentativas de construção de representações e identidades docentes partindo da análise cultural de duas revistas sindicais distintas editadas, respectivamente, pelo SINPRO – Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul - e SINEPE (Sindicato do Ensino Privado – RS). Tais artefatos culturais que serão analisados foram publicados no período de 2018 a 2023, sendo que o periódico Educação em Revista (SINEPE), teve seu último número publicado em 2021. Até o momento foram selecionadas edições que abordam a temática da docência, do ser docente, das transformações entendidas como necessárias às ações pedagógicas e as narrativas sobre a formação de professores. Tratando-se de um projeto incipiente, nos deteremos em apresentar o percurso metodológico e teórico até aqui percorrido, buscando dar a conhecer este projeto em gestação.
Palavras-chave: Docências; Identidades; Representações; Narrativas; Estudos Culturais.