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INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, QUALIDADE DE VIDA E ESPIRITUALIDADE: A PESQUISA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Última alteração: 26-10-2023
Resumo
A dinamicidade da contemporaneidade demanda a construção e a análise de práticas educativas inovadoras desde a educação básica. Nessa perspectiva, envolver os alunos em atividades investigativas proporciona desafios relevantes para nossos estudantes visando alcançar uma educação de qualidade capaz de formar cidadãos dotados de conhecimento e criticidade em relação ao mundo que os rodeia. Com base em tais premissas, o presente estudo, com apoio da CAPES, tem como objetivo principal investigar as contribuições da pesquisa como prática educativa e da Educação em Saúde articulando as questões de consumo de bebidas alcoólicas, qualidade de vida e espiritualidade com alunos do ensino fundamental. Encontra-se atualmente em fase de coleta de dados envolvendo a aplicação de questionários respondidos pelos estudantes, da mesma forma, eles estão aplicando instrumentos de coleta de dados com membros da comunidade escolar. As coletas estão fornecendo informações sobre a qualidade de vida e espiritualidade dos estudantes e da comunidade, assim como as concepções e percepções dos estudantes sobre a pesquisa como prática educativa. O conjunto de dados obtidos será examinado por meio da integração entre os componentes qualitativos oriundos das questões abertas e quantitativos oriundos das questões em escala Likert e questões dicotômicas, constituindo uma Pesquisa com Métodos Mistos por meio de um design convergente. Este estudo envolve a participação de 130 alunos, distribuídos entre as turmas de 6º e 8º ano do Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina, localizado na cidade de Araquari. Até o momento, observa-se que os alunos reconheceram a relevância da utilização de fontes confiáveis em suas atividades de pesquisa. As informações produzidas por esta pesquisa se constituirão em subsídios para professores do ensino fundamental realizarem ações de pesquisa como prática educativa, assim como processos educativos envolvendo saúde, qualidade de vida e espiritualidade.