Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Keila Gaspar Martins, Marlene T. Fernandes

Última alteração: 05-11-2023

Resumo


O projeto de pesquisa tem o intuito de possibilitar a realização de pesquisas em relação aos estudos matemáticos e científicos desenvolvidos nas teses e dissertações dos acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), nas escolas de Educação Básica (EB) e no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente nos cursos de licenciatura. As pesquisas e estudos desenvolvidos em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática e de Ciências na Educação Básica, tem suscitado o envolvimento de inúmeros pesquisadores e docentes na busca de novas metodologias, estudo e ampliação do tema e entendimento dos processos de elaboração e assimilação da aprendizagem pelos estudantes. Nesse contexto, considerando a necessidade constante de compreender o desenvolvimento de habilidades e competências, por parte dos estudantes em relação aos conceitos científicos e matemáticos, o projeto de pesquisa, nesse formato abrangente, apresenta a seguinte questão de pesquisa: “Como promover a educação científica e matemática na Educação Básica e identificar as aprendizagens adquiridas?”. Para tanto, busca-se investigar estratégias de ensino e de aprendizagem de Ciências e Matemática, em instituições de Educação Básica e Superior, visando a compreensão de conceitos científicos e matemáticos necessários ao desenvolvimento de habilidades e competências tanto dos estudantes da EB, quanto dos acadêmicos em formação dos cursos de licenciaturas e do PPGECIM. Ratifica-se, nesse cenário, a necessidade da formação continuada dos professores da EB e dos acadêmicos em formação nas IES, ao estabelecer diálogo das instituições formadoras com as escolas prospectando um espaço de reflexão–ação–reflexão. O desenvolvimento do projeto de pesquisa prevê a utilização dos artefatos didático-pedagógicos dos acervos dos Laboratórios de Matemática e Laboratório de Ensino-Aprendizagem e Brinquedoteca, assim como o aparato tecnológicos dos laboratórios virtuais disponíveis. Busca-se implementar intervenções pedagógicas significativas, identificando possibilidades reais para a aprendizagem dos conceitos científicos e matemáticos conectando os saberes adquiridos às habilidades e competências essenciais ao estudante para compreender, conviver e situar-se no mundo.


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