Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
Lia Lima Schneider, Arlete Beatriz Becker-Ritt

Última alteração: 25-10-2023

Resumo


Ensinar química no Ensino Médio é laborioso pois os alunos demonstram certo desapontamento por não se acharem capazes de compreender os conteúdos e não os relacionar com o cotidiano. Diante da evolução tecnológica é função da escola auxiliar no desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes, através de metodologias de ensino que desenvolvam a interação e a autonomia entre os seus alunos. O presente trabalho quer contribuir com métodos de ensino, especialmente para a disciplina de Química, a partir do uso da gamificação.  A Sequência Didática, aplicada está baseada em Funções Orgânicas e avaliamos os impactos do uso da gamificação e evidências de compreensão após sua utilização como recurso metodológico. O estudo foi realizado com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública, como uma nova estratégia de ensino, baseada em uma Sequência Didática (SD) contextualizando o tema alimentos relacionado aos conceitos de Funções Orgânicas, utilizando um jogo como recurso digital. As análises dos questionários, pré e pós Sequência Didática Gamificada, respondidos pelos alunos, em conjunto com as observações registradas no diário de campo durante a aplicação, demonstraram o interesse dos alunos pelas atividades. A atividade contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades, pois permitiu que os estudantes elaborassem significados para os conceitos abordados no estudo de Funções Orgânicas de forma contextualizada. Assim, observou-se benefícios em relação ao uso de jogos em sala de aula, sendo possível observar evidências de aprendizagem significativa. Adicionalmente, foi possível observar, em sala de aula, o desenvolvimento de aspectos sociais e emocionais nos alunos, como cooperação, argumentação, responsabilidades e iniciativa.


Texto completo: Pôster  |  Resumo