Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES DE 2008 A 2022
Juliana Mottini Klein, Darlize Teixeira Mello

Última alteração: 25-10-2023

Resumo


O presente trabalho é um recorte do projeto de doutoramento que apresenta como tema de estudo o processo de Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e as práticas de Letramento. Este, por sua vez tem como principal objetivo apresentar e analisar a revisão bibliográfica de pesquisas realizadas no período de 2008 a 2023. O foco principal desta revisão bibliográfica voltou-se para como se desenvolvem nos espaços escolares o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental e como se desenvolvem as práticas pedagógicas relacionadas ao letramento e/ou a alfabetização nessas duas etapas de ensino. A análise da revisão bibliográfica possibilitou a organização de dois eixos analíticos: 1 - Transição da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental e 2 - práticas de Letramento no processo de Alfabetização. Os resultados da análise mostram que a transição precisa ser problematizada, pois as propostas são divergentes entre as duas etapas da educação básica. Com o foco nas brincadeiras e interações, balizado na BNCC (BRASIL, 2017), os materiais analisados evidenciam que pouco se tem abordado o Letramento na Educação Infantil. Enquanto no Ensino Fundamental, apesar da BNCC (BRASIL, 2017), apresentar de forma breve o termo, os registros escritos focam em um trabalho em que o letramento se faz presente, porém pouco é evidenciado práticas lúdicas de ensino. Nesse sentido, percebe-se que apesar de serem etapas próximas, as perspectivas de práticas de ensino (alfabetização e letramento) não correspondem a uma continuidade, promovendo uma ruptura e não uma sequência nos métodos e práticas para as aprendizagens.


Texto completo: Pôster  |  Resumo