Última alteração: 24-10-2023
Resumo
A discussão de questões ambientais no âmbito educativo constitui uma estratégia que visa melhorar as condições do meio ambiente e a qualidade de vida humana. Atualmente, enfrenta-se uma crise ecológica desencadeada, em parte, pelo consumo exagerado e pelo descarte incorreto de resíduos sólidos. Nesse contexto, a articulação entre práticas pedagógicas que promovam a sustentabilidade e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pode oportunizar uma educação mais significativa e eficiente no desenvolvimento de indivíduos mais conscientes e responsáveis. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as percepções de estudantes do ensino fundamental da rede pública de Tupandi/RS sobre o manejo dos resíduos sólidos domiciliares no município. A pesquisa se enquadra em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, envolvendo 35 estudantes de duas turmas do sétimo ano da escola municipal de ensino fundamental São Francisco, em Tupandi/RS. Dois questionários constituíram os instrumentos de construção de dados e, além disso, desenvolveram-se atividades pedagógicas sobre os resíduos sólidos domiciliares com a integração de diferentes recursos tecnológicos durante as aulas de Ciências. A análise dos dados qualitativos foi realizada por Análise de Conteúdo, enquanto para os dados quantitativos empregou-se análise estatística descritiva. Os resultados apontaram que as atividades propostas mostraram-se eficazes para o aprendizado sobre resíduos sólidos domiciliares, promovendo inovação na sala de aula e a participação ativa dos educandos. Por meio deste estudo, os discentes desenvolveram uma compreensão mais contextualizada sobre o manejo dos resíduos sólidos domiciliares, reconhecendo sua responsabilidade como cidadãos na gestão adequada desses materiais. Além disso, permitiu-lhes construir conhecimentos significativos relacionados ao tema, que não haviam sido assimilados, de acordo com suas percepções iniciais, antes da realização das atividades propostas.
Palavras-chaves: gestão dos resíduos sólidos; resíduos sólidos domiciliares; percepção de estudantes; tecnologias digitais de informação e comunicação.