Última alteração: 29-10-2023
Resumo
A Educação Ambiental tem como um de seus principais objetivos a conscientização ambiental, a fim de formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade do planeta. Com o crescente avanço tecnológico em diversas áreas, ao integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Educação Ambiental, os educadores podem cativar os alunos, tornar o aprendizado mais relevante e prático, e promover uma compreensão mais profunda das questões sociais. Sendo assim, a formação dos professores nesse contexto é crucial, permitindo que eles aproveitem as ferramentas tecnológicas para envolver os alunos de forma crítica nas questões ambientais e a integração dessas tecnologias com outras áreas do conhecimento. Partindo da pergunta de pesquisa “Como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem ser utilizadas pelos profissionais de Ensino Fundamental nas aulas de Educação Ambiental?”, buscou-se desenvolver atividades de formação para os docentes em Educação Ambiental com a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em uma escola municipal de São Leopoldo, RS. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa em que foram realizadas cinco oficinas com professores de uma escola municipal de São Leopoldo a fim de apresentar ferramentas que possam ser utilizadas de forma interdisciplinar nas atividades de educação ambiental. Como resultados, percebeu-se que muitos profissionais não abordam as temáticas relacionadas à Educação Ambiental, bem como não conhecem as diversas tecnologias digitais, deixando de utilizá-las em sua prática pedagógica. Ao final das oficinas, os participantes concluíram que as atividades proporcionadas podem aumentar o interesse e engajamento dos alunos. Por fim, eles acreditam que as oficinas contribuirão positivamente para suas práticas em sala de aula e que conseguirão abordar as temáticas da educação ambiental de forma interdisciplinar.
Palavras-chave: educação ambiental; tecnologias digitais da informação e comunicação; formação de professores; interdisciplinaridade.