Última alteração: 01-12-2022
Resumo
A pandemia de Covid-19, decretada em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde, afetou a vida da população como um todo e em particular o modo de trabalhar. Para atender a orientação de distanciamento e isolamento social proposta pela OMS, o teletrabalho foi adotado de forma compulsória no serviço público federal como modalidade de trabalho, impactando a Qualidade de Vida de servidores. A pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão da literatura existente acerca do tema teletrabalho e qualidade de vida no teletrabalho na administração pública. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados Pubmed, Scielo e Portal de Periódicos da Capes, utilizando-se inicialmente os descritores “Teletrabalho”, “Qualidade de Vida” e “Administração Pública” das produções dos últimos cinco anos. Os resultados encontrados estavam distribuídos entre revisões de literatura, resultados de pesquisa, relatos de experiência e estudos de caso. A maioria dos artigos relacionava a utilização do teletrabalho na administração pública a partir da pandemia de Covid-19, apresentando as dificuldades e potencialidades desta modalidade de trabalho, destacando a melhoria da qualidade de vida de servidores (técnicos-admnistrativos ou docentes). A adoção do teletrabalho na administração pública e a associação à qualidade de vida carece de estudos dado ao número reduzido de publicações encontradas na base de dados. Destaca-se aqui o aumento de produções a partir da pandemia. O tema do teletrabalho não é recente, sendo estudado desde a década de 70, no entanto o seu uso na administração pública tem início em 2005, demonstrando a jovialidade do tema e a necessidade de estudos sobre o tema.
Palavras-chave: Pandemia; Qualidade de Vida no teletrabalho; Teletrabalho compulsório; Administração Pública