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EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO NOVO ENSINO MÉDIO
Última alteração: 22-11-2022
Resumo
A Educação Financeira é uma temática considerada como um dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) indicada para ser abordada em todas as áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar. Esta temática tem sido considerada um tema importante para ser discutido na disciplina de Matemática na Educação Básica, tanto que é um dos temas escolhidos pelo Secretária de Educação do Estado (SEDUC) do Rio Grande do Sul para ser um Itinerário Formativo (IF) do Novo Ensino Médio, inserido dentro do tema Economia nos TCT. Salienta-se que está citado em diversos trechos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo desta pesquisa é investigar as possibilidades didático metodológicas para um/ Itinerário Formativo com a Temática Educação Financeira Escolar no Ensino Médio. Esta pesquisa tem o seu design metodológico de cunho qualitativo com enfoque no estudo de caso, e busca investigar o trabalho com projetos visando a autonomia do aluno dentro do Itinerário Formativo Educação Financeira. O experimento ocorrerá em uma escola da rede Estadual e participarão professores e alunos vinculados ao Itinerário Formativo Educação Financeira. A coleta de dados será realizada ao longo do desenvolvimento das atividades, das etapas dos projetos, dos registros dos estudantes e dos questionários prévios com professores e alunos participantes da pesquisa. A análise dos resultados se dará a partir da categorização dos dados, de acordo com os resultados obtidos no experimento a ser realizado com o desenvolvimento de projeto de trabalho. Esta pesquisa está em fase de planejamento do projeto a ser desenvolvido sendo selecionados os subtemas a serem trabalhados, a sugestão de subtemas é: Uso do Cartão de crédito; Profissões e salários; Direitos e deveres trabalhistas; Salário mínimo e seu desenvolvimento nas profissões, entre outros.