Portal de Eventos da ULBRA., XXII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS: UMA ANÁLISE SOBRE O QUE APONTAM OS DOCUMENTOS OFICIAIS
Joice Silva, Carmen Kaiber

Última alteração: 25-11-2022

Resumo


A avaliação é um tema em permanente discussão, tanto no que se refere a aspectos teóricos quanto à prática e aos métodos utilizados para avaliar os estudantes. Nesse contexto, apresentam-se, aqui, resultados parciais de um estudo que tem por objetivo investigar como é percebido e conduzido o processo avaliativo, em Matemática, nas escolas da rede municipal da cidade de Canoas/RS. Teoricamente o estudo busca respaldo em autores que pesquisam, discutem e refletem sobre a avaliação em Educação e, particularmente, a avaliação em Matemática. A investigação, que ainda está em desenvolvimento, é de base qualitativa e está sendo conduzida junto a escolas públicas municipais da cidade de Canoas, professores de Matemática e gestores. Particularmente, se apresentam aqui uma análise produzida junto aos documentos oficiais que orientam o currículo de onze escolas do Município, distribuídas pelos quatro diferentes quadrantes em que esse está organizado para fins administrativos, editados entre 2019 e 2022. Os documentos analisados, com base na Análise Textual Discursiva, foram: Plano Político Pedagógico e Regimento Escolar bem como, Marcos de Aprendizagem, Projeto Pedagógico Alternativo, Referencial Curricular de Canoas e a Base Nacional Comum Curricular. A análise permitiu perceber uma reorganização entre os documentos, em virtude da pandemia COVID-19, de modo a contemplar uma avaliação adequada e igualitária a todos os estudantes da rede. Também, foi possível perceber a presença de orientações para uma avaliação de caráter processual, com foco diagnóstico e formativo, apontadas para todas as disciplinas do currículo e não especificamente para a Matemática. A investigação tem continuidade com a aplicação de questionário e entrevistas junto a professores e gestores da rede, visando aprofundar conhecimentos sobre como a avaliação em Matemática é concebida e produzida.

Palavras-chave: Avaliação; Avaliação em Matemática; Avaliação no Ensino Fundamental.


Texto completo: Pôster  |  PDF