Última alteração: 22-11-2022
Resumo
O desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas se constituem em elementos essenciais ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Nesse contexto, apresentam-se, aqui, resultados parciais de uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem com recursos das tecnologias digitais e diferentes metodologias, que possibilite o desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens significativas em Matemática, junto a um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Estância Velha/RS. Teoricamente a investigação busca apoio nos aportes da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, em conceitos referentes à utilização das tecnologias digitais e de metodologias ativas. Toma como referência, também, o proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta possibilidades de articulação desses referenciais por meio das denominadas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), propostas no âmbito da Aprendizagem Significativa por Marco Antônio Moreira. Metodologicamente a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa, se utiliza dos constructos da Análise Textual Discursiva e da Investigação Baseada no Design para sua condução e produção de análises. Particularmente, se destacam resultados referentes ao desenvolvimento e aplicação de três UEPS, com foco no estudo de números irracionais e matemática financeira, junto a um grupo de 58 estudantes, ao longo do ano de 2022. Resultados parciais apontam para evidências de construção de aprendizagens significativas dos conceitos estudados nas UEPS, no desenvolvimento da autonomia dos estudantes envolvidos, e de habilidades e competências apontadas no referencial municipal curricular que atende o proposto na BNCC.