Última alteração: 30-11-2022
Resumo
A farmácia integrada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) torna-se fundamental para a dispensação segura e rápida de medicamentos e materiais utilizados em procedimentos invasivos. Devido a urgência em alguns procedimentos, kits são previamente montados pelos auxiliares de farmácia, visando agilidade no momento da dispensação. Nesse cenário, é imprescindível a realização de auditorias farmacêuticas nos referidos kits visando a garantia e manutenção da acurácia e a padronização na montagem dos kits dispensados pela farmácia na UTI. O presente trabalho teve como objetivo quantificar os erros encontrados em kits de procedimentos invasivos a serem dispensadas pelo serviço de farmácia em um Hospital Universitário da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A auditoria foi realizada durante o período de 19 de agosto a 15 de setembro de 2022, quantificando quantos kits foram auditados, bem como os erros encontrados. Os erros foram classificados em: quantidade de kits errados e identificação do responsável pela montagem do kit; itens separados incorretamente (forma farmacêutica, concentração e/ou medicamento trocado); itens não separados; quantidades incorretas. No referido período foram auditados 179 kits e um total de 6.304 itens. Com relação aos kits, 82 (46,0%) kits auditados possuíam algum tipo de inconformidade, dos quais em 78 (95,0%) não havia a identificação do auxiliar que realizou a montagem. Quanto à avaliação dos itens, verificou-se que 290 (5,0%) da amostra apresentou alguma divergência, sendo 196 (68,0%) devido a não separação do item e 85 (29,0%) devido a quantidades erradas e 9 (3,0%) devido a separação incorreta de itens. Diante do exposto, é imprescindível a auditoria farmacêutica, a implementação de processos de validação na montagem dos kits, bem como a educação continuada aos auxiliares de farmácia, visando a prevenção e minimização de erros na montagem dos kits.
Palavras-chave: Farmacêutico Clínico; Auditoria Farmacêutica; Unidade de Terapia Intensiva; Qualidade Assistencial.