Portal de Eventos da ULBRA., XXII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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O PERFIL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO 4.0
Isadora Luiz Lemes, Renato P. dos Santos

Última alteração: 01-12-2022

Resumo


Educação 4.0 é um conceito que vem sendo elaborado, a partir do termo Indústria 4.0, cunhado por Klaus Schwab em 2015, resultado da quarta revolução industrial, integrando meios físicos, digitais e biológicos. Desta forma, a Educação 4.0 teria por proposta não apenas atender às necessidades de preparação e adequação dos profissionais a esse novo mercado de trabalho, mas também à chamada Sociedade do Século XXI, que necessita de cidadãos que atuem e participem nela de forma digna, com senso de responsabilidade por si e por seus semelhantes. O Objetivo deste trabalho foi elaborar um modelo do Professor da Educação 4.0, principalmente a partir da proposta Conectivista de Siemens e do Construcionismo de Papert. A Metodologia consistiu em Análise textual das fontes primárias mencionadas acima da proposta Conectivista e do Construcionismo. Como resultado, identificaram-se sete possíveis características do professor da Educação 4.0: Mediador, Pesquisador, Adaptativo, Mentor, Aprendiz, Bricolador, e Autorreflexivo. No entanto, pesquisa realizada por meios digitais com 30 professores, dentre atuantes e não atuantes, revelou que 53,3% deles desconhecia o conceito de Educação 4.0. Concluiu-se pela necessidade de cursos de formação continuada de professores para o desenvolvimento da práxis pedagógica da educação 4.0.

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