Última alteração: 12-11-2022
Resumo
Dificuldades no ensino de química são relatadas por professores do Ensino Médio. Alunos identificam dificuldades no processo de ensino aprendizagem, que na maioria das vezes, utiliza o método tradicional, gerando desinteresse pois não conseguem relacionar os conteúdos com o cotidiano e com outras disciplinas. É necessário que se pense em metodologias que sejam capazes de melhorar os resultados obtidos durante o processo de ensino aprendizagem. A elaboração de materiais, experimentos, atividades lúdicas, inclusive jogos, pelos professores pode fazer com que as aulas sejam mais interessantes, desmistificando a química. O objetivo principal deste trabalho é a elaboração e aplicação de um jogo, envolvendo Funções Químicas, nas aulas de Química Orgânica, no Ensino Médio, com a finalidade de ser utilizado como metodologia de ensino e revisão de conteúdo. Foi elaborado um jogo de tabuleiro e, os alunos foram convidados a responder questões sobre o tema Funções Orgânicas, antes (pré-teste) e após o jogo (pós teste). As respostas obtidas em ambos obtidos, em ambos, foram analisadas qualiquantitativamente, assim como, o diário de bordo, também serviu de subsídio para análise qualitativa. Com esse estudo fica evidenciada a possibilidade de uso de jogos de tabuleiro como metodologia de ensino, podendo também ser usada como revisão e avaliação da apreensão dos conteúdos. Jogos são considerados uma metodologia ativa, que estimula o protagonismo do aluno no processo de construção do seu conhecimento. O jogo como instrumento de aprendizagem é um importante recurso nas aulas de Química, além de servir como mediador do processo de construção de conhecimento científico.