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INTEGRANDO SABERES NA EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE, MÉTODOS MISTOS DE PESQUISA E QUESTÕES EMERGENTES NA CONTEMPORANEIDADE
Última alteração: 12-11-2022
Resumo
Os desafios que emergem na contemporaneidade demandam a construção de processos de análise que conjuguem elementos oriundos de diferentes áreas do saber. Por essa razão, a consonância no cotejamento de informações de diferentes campos do conhecimento e a análise de dados quantitativos e qualitativos compondo o que se denomina de Métodos Mistos, possibilita compreender de forma mais acurada as perspectivas engendradas pela multiplicidade de aspectos que compõem o cenário educacional contemporâneo. Diante destas premissas, este estudo tem como princípio subjacente a análise de dados de diferentes origens conjugando práticas de coleta que permitam compreender fenômenos educacionais e históricos pertinentes ao período atual e a períodos anteriores de nossa história. No presente momento tem sido necessário construir pesquisas que possam aprimorar as abordagens quantitativas para integrar com os dados qualitativos obtidos nas escolas. Como objetivo principal do presente estudo há a produção de subsídios para a construção de práticas educativas voltadas ao saneamento básico no Ensino Fundamental e Médio. Para tais finalidades são obtidos analisados e interpretados dados de saneamento básico para serem trabalhados nas práticas educativas realizadas nas escolas. Dados obtidos em diferentes pesquisas com oito turmas de estudantes de Ensino Fundamental e Médio podem ser sumarizados nos seguintes valores representando o que é saneamento básico com percentuais: de 13 a 47,4% mencionaram o abastecimento de água; de 15,2 a 84,6% esgotamento sanitário; de 0 a 13,5% resíduos sólidos e de 0 a 4,3% drenagem urbana. Em que pese a ênfase no esgotamento sanitário e no abastecimento de água, percebe-se uma grande disparidade nas concepções de saneamento básico nas diferentes turmas, demandando a realização de mais práticas educativas demonstrando a relevância dos quatro âmbitos.