Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PLANEJANDO COM A CADERNETA DE POUPANÇA
Marília da Costa, Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado referente à Educação Financeira (EF) no Ensino Fundamental, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de atividades didáticas aplicáveis a essa etapa da Educação Básica. A Educação Financeira é importante para conscientizar o indivíduo sobre o planejamento financeiro, no qual se pretende desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo (DIAS, 2019). Nesse sentido, tem-se por objetivo apresentar atividades didáticas desenvolvidas com a temática EF, com base em uma Educação Matemática Crítica (EMC), de forma a dar subsídios aos estudantes para que possam analisar informações oriundas de diferentes fontes, utilizando-se de conhecimentos matemáticos para construir uma opinião que lhes possibilitem expressarem-se criticamente frente aos assuntos financeiros. Esta pesquisa foi de base qualitativa, tendo as seguintes ações de investigação: estudo do tema EF e EMC, pesquisa e seleção de atividades didáticas presente nos livros didáticos do Ensino Fundamental e elaboração de atividades didáticas que relacionam os conteúdos matemáticos ao tema EF. Como resultado, tem-se uma atividade envolvendo o assunto caderneta de poupança, que explora o conteúdo matemático de operações básicas, porcentagem e regra de três simples. A atividade apresenta a situação de uma família que irá comprar um notebook novo para a filha mais velha. Para isso, foram pesquisar as condições de pagamento em uma loja, a qual oferece a condição de pagamento à vista ou a prazo, como a família estava praticando a EF, optou por realizar a compra planejada, fazendo uma poupança e no final realizar o pagamento à vista. Nesse sentido, busca-se que o estudante perceba que poupar o dinheiro está relacionado a não deixar a moeda desvalorizar e para isso existem alternativas, como a poupança. Portanto, entende-se que é possível potencializar o ensino de Matemática do Ensino Fundamental, por meio do tema EF com base em uma Educação Matemática Crítica, na qual os alunos têm a opção de investigar e construir conceitos que envolvam assuntos presentes em seu cotidiano, visando desenvolver os conteúdos matemático, proporcionando a formação de um estudante que saiba tomar decisão cabíveis frente a temática em estudo.

 


Texto completo: Resumo  |  Banner