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INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Marlise Geller, Maria Adelina Raupp Sganzerla

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


A pesquisa objetivou implementar intervenções pedagógicas, mediadas por Tecnologias Assistivas (TAs), para a educação matemática e científica na perspectiva da educação inclusiva. A investigação desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa, tendo como participantes professores do AEE, estudantes com deficiência e professores que ensinam Ciências e Matemática na Educação Básica da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A pesquisa contempla a interação entre o LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e os cursos de graduação de Pedagogia, Matemática e Ciências da Computação com a finalidade de implementar (desenvolver, analisar e validar) TAs, com foco nas intervenções pedagógicas e nas potencialidades dos estudantes. Os dados obtidos são analisados por meio de: entrevistas, questionários, interação com as TAs; observações nas escolas. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: mapeamento da realidade da inclusão escolar; implementação de TAs; finalização de duas dissertações de mestrado (NUNES, 2021[1]; PIVA, 2021[2]) e uma tese de doutorado (SGANZERLA, 2020[3]). Infere-se que o uso das TAs proporciona diversas ações didáticas desenvolvidas tanto na sala de aula inclusiva, contemplando um grupo ou uma turma, quanto atividades mais individualizadas aplicadas na sala de recursos e adaptadas às necessidades específicas de cada estudante, podendo promover a inclusão escolar e social.


[1] NUNES, J.F.Q. Reflexões sobre as relações numéricas na perspectiva de uma estudante com paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado) - Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, 2021. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/376/0

[2] PIVA, L. Reflexões sobre a prática docente dos professores de ciências e matemática na perspectiva inclusiva. 2021. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, 2021. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/378/37

[3] SGANZERLA, M.A.R. Deficiência Visual e a Educação Matemática: estudo sobre a implementação de Tecnologia Assistiva. 2020. Tese (Doutorado) -  Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, 2020. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/356

 


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