Última alteração: 08-11-2021
Resumo
Este resumo faz parte de uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes de um curso de análise e desenvolvimento de sistemas de uma faculdade privada, no estado do Rio Grande do Sul. A atividade didática foi elaborada em uma disciplina de logica computacional, especificamente no estudo de grafos, que na computação tem grande aplicação nos sistemas de geolocalização e georreferenciamento, o pressuposto teórico se baseia em uma ação construcionista de Papert, onde o estudante aprende tecnologia fazendo, e o professor utiliza técnicas de mediação da Experiencia de aprendizagem mediada de Reuven Feuerstein. Na metodologia, foram seguidos os preceitos da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, que apresenta caracterizações acerca de sequências didáticas que são preparadas para permitir a autonomia do educando na construção de seus saberes por meio de modelos didáticos sugeridos ou desenvolvidos pelo professor. O estudo utilizado objetivou conceitos elementares da Teoria dos Grafos: vértice, aresta, grafo e grafo dirigido ou dígrafo. O planejamento do desafio lúdico objetivou o uso de um robô construído a base de sucatas e Arduino, onde, sua codificação é responsável pela realização de trajetos baseados nos grafos estudados. Nos resultados obtidos, foram evidenciados o aumento das notas em 20%, redução de evasão em 30% e satisfação de todos os alunos que participaram no projeto, fato este que incorporou o projeto ao currículo da disciplina.