Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Neida Teresinha Da Silva, Dirlene Melo Santa Maria,, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


As constantes mudanças nos cenários local e global demandam a construção de práticas educativas inovadoras que proporcionem a elaboração de competências relevantes para a vida hodierna dos estudantes, contribuindo para a participação abalizada nos debates contemporâneos sobre as mais variadas temáticas. Atualmente, há um conjunto de indicadores que são utilizados para avaliar as condições socioeconômicas, ambientais e a qualidade de vida da população (BORJA: MORAES, 2003) . No entanto, essas informações são muito pouco conhecidas pela população em geral, demandando a criação de práticas educativas contextualizadas na educação básica. O objetivo desse estudo consiste em compreender o olhar dos estudantes a respeito da abordagem dos indicadores sociais e ambientais na educação básica com ênfase no saneamento básico (BRASIL, 2007; 2020). A pesquisa foi realizada em quatro escolas municipais de Canoas, uma em cada quadrante do município. Foram aplicados questionários e realizados debates e exposição dialogada. O presente estudo apresenta apenas uma parcela dos dados com a investigação centrada no olhar dos estudantes a respeito das disciplinas que podem trabalhar o assunto. Os resultados demonstraram que os estudantes atribuíram escores mais elevados de concordância para Ciências e Geografia considerando serem estas as disciplinas mais apropriadas para abordar a temática. Provavelmente, esse resultado esteja associado aos conteúdos trabalhados junto a dados demográficos e informações a respeito de saneamento básico, fazendo-os associar com temáticas tradicionalmente próximas às Ciências da Natureza e à Geografia. Português e Matemática foram as disciplinas com os menores escores, possivelmente por associarem esses componentes curriculares com, respectivamente produções de texto e operações com números. Matemática obteve a menor média de concordância, o que foi observado em todas as escolas, mesmo que o enfoque seja o trabalho com indicadores ambientais, o que faz pensar que, quando os alunos não participam estritamente da construção de cálculos matemáticos, eles não associam a temática com a disciplina em questão. Salienta-se que a temática possui alto potencial para a construção de práticas interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem.



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