Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ODONTONTOLOGIA E FATORES ASSOCIADOS AO ESTÁGIO REALIZADO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Flávio Renato Reis de Moura, Thaiane Emely de Vargas Pacheco, Leonardo Tuon Albino, Caroline Altes Moraes da Silva, Caren Serra Bavaresco, Evandro Piva, Adair Luiz Stefanello Busato

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Os estágios acadêmicos integrados ao SUS promovem formação profissional com evidências científicas e sociais. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção dos estudantes de graduação em odontologia que classificaram o estágio na Equipe de Estratégia de Saúde da Família (E-ESF) como importante para formação em odontologia e fatores associados. O delineamento do estudo foi transversal com a coleta de dados via um questionário auto administrado. Modelos de regressão de Poisson foram utilizados na análise multivariada (p<0,05). O estudo inclui 175 estudantes de graduação em odontologia. A prevalência de estudantes que classificaram o estágio na E-ESF como importante foi de 85,7% (n=150). Estudantes matriculados na disciplina de Saúde Comunitária e Odontologia III aumentou em 9% a probabilidade dos estudantes classificarem o estágio como importante para formação odontológica (Razão de Prevalência [RP] 1,09; Intervalo de Confiança (IC)95% 0,99-1,21). A classificação adequada da inserção dos estudantes na E-ESF durante o 7º semestre (vs não adequada) aumentou em 15% (RP 1,15; IC95% 1,05-1,25) a probabilidade os estudantes classificarem o estágio como importante para formação odontológica. A classificação das atividades de acolhimento e visita domiciliar como importante (vs não importante) aumentou em 8% e 21% a probabilidade dos estudantes classificarem o estágio como importante para formação odontológica, respectivamente (RP 1,08; IC95% 0,99-1,17 / RP 1,21; IC95% 1,09-1,33). Os resultados sugerem que a inserção precoce dos estudantes em estágios na E-ESF, atividades de acolhimento do usuário e visita domiciliar podem, significativamente, contribuir com a formação odontológica, alinhada às diretrizes da educação e da saúde pública brasileira.


Texto completo: Banner  |  Resumo