Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
TEMÁTICA DERIVADAS - DESIGN INSTRUCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIGITAL
Jonata Souza Santos, claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Apresenta-se a investigação sobre as potencialidades de uma Sequência Didática Digital (SDD), aplicada com estudantes da área de Ciências Exatas que já tinham cursado a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Aborda-se a temática Derivadas, buscando alternativas metodológicas para a construção do conhecimento aplicados na resolução de problemas, não priorizando a memorização de fórmulas e algoritmos para a resolução de atividades que se reduzam a exercícios de memória sem aplicação prática, buscando diminuir as dificuldades relativas aos conceitos matemáticos prévios necessários ao estudo da temática. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições de uma SDD, com a temática Derivadas, visando identificar as dificuldades dos estudantes e ampliar a compreensão dos conceitos e a aplicação dos mesmos em situações problemas para alunos dos cursos da área de Ciências Exatas. A metodologia aplicada é de caráter qualitativo, com o desenvolvimento de um experimento com a participação de 7 estudantes. As SDD foram desenvolvidas em sites e disponibilizadas no Sistema Siena, que é um sistema inteligente capaz de comunicar informações sobre o conhecimento dos alunos referente a temática de investigação, com o objetivo de auxiliar no processo de recuperação de conteúdos matemáticos, utilizando a combinação de mapas conceituais e testes adaptativos (GROENWALD; RUIZ, 2006), permitindo uma análise do nível de conhecimentos prévios, possibilitando um planejamento de ensino de acordo com a realidade dos alunos. As atividades desenvolvidas nas SDD eram compostas de um material de estudos, um vídeo explicativo, vídeos complementares e objetos educacionais disponíveis no software GeoGebra. As SDD foram baseadas no Design Instrucional Contextualizado seguindo Filatro (2008). Os resultados apontam que os alunos apresentaram maior dificuldade, no conceito de Derivadas – Regra da cadeia. Nos conceitos Matemática Básica – Funções, Derivadas Diretas, Produto e Quociente, Aplicações de Derivadas em Resolução de situações Problemas, diferentes alunos fizeram o estudo das Sequências Didáticas Digitais para retomada dos conceitos nos quais não atingiram desempenho satisfatório. Os estudantes consideraram que a interface se mostrou intuitiva, com materiais e recursos considerados adequados (SANTOS, 2021).


Texto completo: Banner  |  Resumo