Última alteração: 08-11-2021
Resumo
A poluição da atmosfera é um tema discutido nos dias atuais, seja na imprensa, seja em meios acadêmicos ou até mesmo no dia a dia da sociedade. A proveniente dessa poluição vem das queimas de combustíveis fósseis que reagem com o oxigênio do ar e o vapor da água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre. A aprendizagem experiencial, em ambientes educacionais, deve ser uma aprendizagem de vivenciar situações que façam sentido em nosso dia a dia., sendo cinco condições básicas: aprendemos pela prática, só aprender não basta; é preciso reconstruir conscientemente uma experiência, aprendemos por associação, aprendemos de várias coisas ao mesmo tempo; nunca uma coisa apenas, e a aprendizagem deve ser integrada à vida (DIESEL BALDEZ, MARTINS, 2017). O presente artigo visa elencar subsídios de referencial teórico que sustentam os efeitos da chuva ácida no meio ecológico. Igualmente, analisar práticas que docentes e discentes possam utilizar para conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente. Esta pesquisa adota a metodologia qualitativa, do qual se interessa pela qualidade das informações obtidas pela pesquisa. Por ser uma pesquisa metodológica, este projeto tem o intuito de buscar informações através referenciais bibliográficos encontrados no Google Acadêmico. Durante a revisão bibliográfica, diversos trabalhos mostram desastres ecológicos resultantes da acidez da chuva ácida. Embora alguns dos fenômenos recorrentes podem ser de origem natural (ex: vulcões), pesquisadores demonstram que a ação antrópica (ser humano), é a maior causadora deste problema. Segundo o IBGE (2019) a concentração de gases enviados à atmosfera como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno ultrapassam mil toneladas ao dia. O artigo obteve subsídios que demonstraram a importância de realizar o experimento para a conscientização referente aos danos causados pela poluição, das quais muitas vezes são de origem humana. Em revisão, notou-se que as principais decorrências da chuva ácida estão em frente ao desenvolvimento de plantas, prejudicando as folhas e dispondo de Al3. Portanto, a aprendizagem diante de trabalhos expositivos é significativa para que haja a disseminação de uma visão da maneira mais objetiva possível, sendo esclarecedor e compreensível.