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ESTUDO E PROJETO DE UM VEÍCULO HÍBRIDO
José Lesina Cézar, Moisés Mattos Dias, Antonio Flávio Aires Rodrigues, Luiz Carlos Gertz, José Carlos Krause de Verney, Claudionor Atílio Vingert, Alessandro Sarmento dos Santos

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


A Agrovec é uma empresa de pequeno porte do sul do Brasil, a qual, já há alguns anos, fabrica veículos para aplicação agrícola. Atualmente, estes veículos possuem tração a partir de motor de motocicleta à gasolina, com algumas adaptações na transmissão. O novo veículo será tracionado por um Motor Elétrico Síncrono Trifásico de 9 kW ou 12 HP, acoplado diretamente na caixa de engrenagens. O Rotor do Motor Elétrico será construído a partir de Ferro Sinterizado e Ímãs Permanentes de Nd-Fe-B utilizando-se os processos da Metalurgia do Pó. O veículo, por ser híbrido, terá um grupo motor-gerador ou Gerador à Combustão, ou seja, um Gerador Elétrico acoplado a um Motor à Combustão, o qual será adaptado de um Motor à Diesel de     5 kW para Biometano e Biodiesel. A energia elétrica gerada pelo gerador à combustão, a partir de Retificador e um Conversor CC-CC ou Controlador de Carga, irá carregar uma Bateria de alta amperagem. Módulos Solar com 3 Películas Flexíveis montado no teto da cabine também carregará a bateria a partir de controlador de carga. O motor elétrico que irá tracionar o veículo será alimentado pela bateria, a partir de um Inversor Trifásico. Haverá ainda a possibilidade das baterias serem carregadas a partir da Rede Elétrica.


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