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RACIOCÍNIO ESPACIAL EM ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
Ana Maria Vieira dos Santos, Gabriela Augusta Mateus Pereira

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


O raciocínio espacial está diretamente envolvido na escolha das profissões, no desempenho de atividades e estudos na área das ciências e das tecnologias. O raciocínio espacial pode ser aprimorado e desenvolvido através de técnicas, testes e exercícios direcionados, fazendo com que a compreensão, o discernimento, a memorização e o consequente aprendizado sejam construídos de forma sólida e eficaz. O objetivo desta pesquisa foi investigar o desempenho do raciocínio espacial em alunos do curso de Medicina. A pesquisa do tipo descritiva e transversal, foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Canoas, RS no primeiro e segundo semestre de 2018. Foi aplicado um teste que consistia em 10 questões de múltipla escolha, sendo a questão 1 sobre rotação, as questões 2, 3, 4 e 5 sobre secção de formas geométricas, questões 6, 9 e 10 sobre mudança de perspectiva, questão 7 sobre secção de forma orgânica e questão 8 sobre espelhamento. Este projeto foi aprovado pelo CEP/ULBRA (CAAE 76669817.2.0000.5349). Participaram 221 alunos (158 do sexo feminino) entre 17 e 33 anos, com média de idade 20,72 anos (± 3,07). A média de acertos no teste foi de 5,89 (±2,02). Os acadêmicos do sexo feminino apresentaram um escore médio de 5,63 acertos contra 6,42 do masculino. Para comparar as médias, o teste t mostrou diferenças significativas entre os sexos para um intervalo de 95% de confiança (p≥0,05). Assim, nesta pesquisa o gênero influenciou em um melhor escore. Quanto à percepção do nível de dificuldade do teste, 43% dos alunos acharam o teste fácil, enquanto 51% acharam difícil, 2% muito difícil e 3% não responderam. As questões de rotação (1) e de espelhamento (8) foram a que obtiveram maior percentual de acertos e a questão 6 de mudança de perspectiva que obteve o menor percentual (Figura 1 e 2). É importante que se considere o desenvolvimento do raciocínio espacial direcionado ao processo de ensino-aprendizagem na área de anatomia, visando maior capacitação e aprimoramento discente.


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