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TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO APOIO NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA INVERTIDA EM ANATOMIA HUMANA
Camila Maria Bandeira-Scheunemann, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma abordagem na qual o conteúdo é estudado pelos discentes anteriormente à aula presencial, enquanto no tempo presencial são realizadas atividades de aplicação desses conhecimentos, por meio de atividades ativas (VALENTE, 2014). Geralmente, as Tecnologias Digitais (TD) estão vinculadas com essa metodologia, pois podem auxiliar e fornecer apoio aos seus dois momentos (pré-aula e aula presencial), disponibilizando materiais diversificados, em muitos formatos. Dessa forma, a SAI explora a cultura digital, pois ‘fala a língua’ dos estudantes contemporâneos, que realizam tarefas simultâneas e que estão conectados na maioria do tempo, o que contribui para aprimorar a aprendizagem digital (BERGMANN; SAMS, 2018). Este estudo faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cuja temática central é a SAI no ensino e aprendizagem de Anatomia Humana, e teve como objetivo investigar as percepções de acadêmicos de duas turmas sobre as contribuições das TD no ensino e aprendizagem em práticas de SAI, nessa disciplina. Esta pesquisa, um estudo de caso, de natureza mista, foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil, via Plataforma Brasil, sob o número CAAE 00134418.0.0000.5349. Nas aulas invertidas realizadas, foram fornecidos hipertextos digitais para os estudos prévios; já na etapa presencial, foram empregados os dispositivos móveis tablets e smartphones, por meio dos quais os discentes acessaram aplicativos para realização de tarefas grupais. Os dados referentes a este resumo foram coletados por meio de questionários, aplicados no final do primeiro e segundo semestres de 2019 e analisados com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Quando questionados sobre as TD no ensino e aprendizagem de Anatomia Humana na SAI, as respostas dos acadêmicos foram favoráveis e as justificativas de maior frequência foram que elas contribuem no “Auxílio visual”, “Facilitam o entendimento do conteúdo”, “Facilitam a pesquisa” e “Ajudam na compreensão e visualização dos conteúdos”. As percepções dos alunos de que as TD colaboram para o auxílio visual vai ao encontro do proposto por estudiosos como Fornaziero e Gil (2003), que indicam esses recursos em Anatomia Humana, por aproximarem o estudante do conteúdo de forma mais ilustrativa, dinâmica e lúdica. Dessa forma, embora o suporte digital não seja suficiente para conceituar as práticas de SAI, já que elas têm por base as teorias de aprendizagem centradas no aluno (VALENTE, 2014; PAVANELO; LIMA, 2017; SÁNCHEZ-RODRÍGUEZ et al., 2017), as TD são recursos que auxiliam as práticas de SAI, representando um componente importante pelas possibilidades que proporcionam, sendo um apoio no fornecimento dos materiais necessários.

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