Portal de Eventos da ULBRA., XIV Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
AUTOEXAME DAS MAMAS: RESPONSABILIDADE COM A SAÚDE
Rennã Dall Puppo Flores, Francieli dos Reis Metzdorf, Anelise Schell Almeida, Carla Andréa Kerber

Última alteração: 19-10-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: O Câncer de Mama é o câncer mais comum entre as mulheres, 80% dos tumores podem ser diagnosticados através do autoexame de mama que se configura como um autocuidado. Sabe-se da importância em realizar o autocuidado como ação preventiva de saúde para se manter o bem estar da vida. OBJETIVOS: Apresentar os dados acerca da adesão ao autoexame de mama das mulheres de um empreendimento habitacional de Carazinho, com a finalidade de obter subsídios para a divulgação da importância do autoexame de mamas periodicamente. METODOLOGIA: Trata-se de estudo quantitativo, com base em dados coletados em uma comunidade de Carazinho pelos alunos do Projeto de Extensão ULBRA Adotando Famílias em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no período de Julho a Setembro de 2015. RESULTADOS: Os resultados mostram que das 33 mulheres respondentes do questionário, 1/3 destas não sabiam o que era o autoexame de mama e que 27% das mulheres que sabem o que é autoexame não o realizam seja por questões culturais, ou por medo de encontrar algo ou até mesmo por não sobrar tempo para realizar o autoexame pelo fato de ter que trabalhar, cuidar da família, cuidar da casa. Conforme o INCA 50% dos tumores são descobertos em estágio avançado e que alguns tumores se manifestam e evoluem de forma rápida não dando muita chance aos tratamentos existentes. Quando a mulher conhece a sua própria mama e até seu próprio corpo de imediato ela pode notar que há algo errado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através do resultado do estudo, deve-se pensar em maneiras efetivas para que todas as mulheres da comunidade saibam acerca da prática necessária do autoexame, salientando a importância para prevenção do Ca de mama. Enquanto profissionais da enfermagem precisamos atuar na promoção a saúde das pessoas, com ênfase as ações de educação em saúde, priorizando a saúde da comunidade.

REFERÊNCIAS:

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integrada à Saúde da Mulher, Princípios e Diretrizes. Brasília: 2011.

FREITAS, F. M. Rotinas em Ginecologia. 4.ed. Porto Alegre. Artmed. 2003.

INCA. Autoexame de mamas. Disponível em: < http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home> Acesso em: 20 set 2016.