Portal de Eventos da ULBRA., XIV Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
Toxoplasmose: "Doença do Gato", Será?
Roberto Orling, Regina Rigo Thiel, Aschley Meyer, César Filho, Gilmar Trojahn

Última alteração: 17-10-2016

Resumo


A toxoplasmose humana é uma doença causada pelo protozoário coccídeo intracelular Toxoplasma gondii, este sendo encontrado amplamente na natureza na forma de oocisto, e parasitando frequentemente animais domésticos e silvestres, assim como o homem. Este parasita apesar de frequentemente infectar o ser humano, raramente provoca distúrbios graves no hospedeiro. Sua manifestação clinica é ampla, podendo variar desde uma infecção assintomática até manifestações sistêmicas extremamente graves como: pneumonia difusa,  miocardite, hepatite, dentre outras. A partir disso temos o objetivo do trabalho que é apresentar quais as formas de infecção, transmissão, diagnóstico e prevenção da infecção por Toxoplasma gondii. Após a pesquisa em referenciais bibliográficos como o Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Infectologia e artigos de base de dados eletrônica (Scielo), obtivemos os seguintes resultados que serão demonstrados na tabela abaixo:

INFECÇÃO \ TRANSMISSÃO

*Ingestão de oocistos

*Ingestão de carne crua\mal cozida

*Alimentos infectados com fezes de gato

*Infecção transplacentária

*Transfusão de sangue

*Transplante de órgãos

DIAGNÒSTICO

*Sintomas clínicos.

*Exames de Sorologia.

*Imunofluorescência.

PREVENÇÃO

*Saneamento básico.

*Boas praticas de higiene

*Medidas terapêuticas pré-natais

*Evitar ingestão de carnes mal cozidas

*Evitar contato direto com fezes de gato ou alimentos infectados com a mesma.

*Evite alimentar gato com carne crua.

 

Sendo assim é possível concluir que embora a toxoplasmose seja frequentemente relacionada com o gato, não é somente através dele que podemos adquirir infecção por este parasita, sendo necessário que sejam tomados todos os cuidados possíveis, a fim de evitar qualquer uma das formas de infecção, principalmente em gestantes.

Principais Referências Bibliográficas:

BRASIL_Ministério da Saúde. Manual de Normas Técnicas e Rotinas para Teste Toxoplasmose do Ministério da Saúde: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes.pdf >. Acesso em: 19 mai. 2016.

BRASIL_Ministério da saúde. Atenção a Saúde Básica – Boas práticas de Higiene – Ministério da saúde. Vol. 2 <http://www.redeblh.fiocruz.br/media/arn_v2.pd >. Acesso em: 19 mai. 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA -. Toxoplasmose. SBI, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.infectologia.org.br/posts-224/>. Acesso em 30 mai. 2016.

SOUZA Junior, Virgilio Gonçalves de; FIGUEIRÓ Filho, Ernesto Antônio. Toxoplasmose aguda: Estudo da Transmissão Vertical e Fatores Relacionados á Infecção Fetal e Neonatal. Instituto Brasileiro de Informação em Tecnologia, 2008. Disponível em: < http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMS_21ba9df95c4a82d83125c68b35357ae1 >. Acesso em: 30 mai. 2016.