Portal de Eventos da ULBRA., XIV Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
HIGIENE CORPORAL INFANTIL – UMA ABORGAGEM LÚDICA
Joelma Sandra Mingotti Pasa, Érica Catarina Dalabona, Anelise Schell Almeida, Carla Andréa Kerber

Última alteração: 17-10-2016

Resumo


Foi desenvolvido no estágio curricular I atividade com objetivo de promover ação educativa em saúde para crianças que freqüentam a Escola Municipal de Educação Infantil, no município de Carazinho - RS, com abordagem lúdica relacionada a higiene pessoal, foi realizado Teatro de Fantoche com o intuito de abordar os cuidados básicos com higiene pessoal de forma que pudesse ser compreendido por crianças ainda em fase de alfabetização. O cuidado com a saúde de forma integral é fundamental para manter qualidade de vida, em qualquer fase do desenvolvimento humano. A escola incentiva cuidados com a higiene pessoal, porém a integração com profissionais de saúde, atuando no ambiente escolar, reforça os cuidados diários necessários para a promoção da saúde. Participaram da atividade 38 crianças com idades entre 4 e 5 anos. Após a apresentação do teatro foi realizada uma roda de conversa onde as crianças interagiram entre si, com os personagens do teatro e com os profissionais de saúde relatando seus cuidados diários com a própria saúde e costumes familiares relacionados a higiene corporal, onde foram esclarecidas as dúvidas e reforçada a importância dos cuidados com a higiene pessoal diária. A Organização Mundial de Saúde define saúde como “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença e enfermidade”. O Ministério da Educação, através do Programa Saúde na Escola enfatiza a integração e articulação permanente da educação e da saúde proporcionando melhoria na qualidade de vida da população. Sendo a escola um local de aprendizagem, é oportuna atuação do profissional enfermeiro desenvolvendo ações de promoção em saúde, formando um elo importante com a comunidade, realizando atividades preventivas e educativas no público infantil que certamente serão transmitidas para as famílias, abrangendo assim, a comunidade em geral. A atividade desenvolvida foi no âmbito educacional de promoção e prevenção em saúde, favorecendo a integração dos profissionais enfermeiros no ambiente escolar. Esta experiência foi um marco na formação acadêmica, bem como na comunidade escolar, demonstrando que atividades lúdicas despertam o interesse e tem grande significado no processo de aprendizagem, evidenciando, o valor e a importância da atuação dos enfermeiros em atividades educativas. O resultado alcançado.com a atividade foi o aperfeiçoamento das acadêmicas quanto a atuação em saúde coletiva, bem como o reconhecimento dos alunos pelo trabalho realizado demonstrando, fora do ambiente escolar, respeito e carinho pelas acadêmicas e compartilhando com os familiares o conhecimento adquirido naquela oportunidade.

 

Referências Bibliográficas

BRUNNER & SUDDARTH. Editores SMELTZER, S. C. et.al. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Ed. 12ª, pg. - 4, 5, 9. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - http://portal.mec.gov.br/institucional/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas acesso em 11 set. 2016.