Última alteração: 07-11-2023
Resumo
Atualmente o ensino da Química vem sendo incrementado pelo uso de tecnologias, em especial – Software Educativo - como ferramenta, para incentivar o educando a estabelecer uma relação visual mais próxima da realidade, utilizando modelos representacionais comuns na literatura e programas educativos de química que são: Wireframe (arame), Balls and Sticks (paus e bolinhas), Stick Only (pauzinhos) e Spacefill (sólidos ou CPK).
A tecnologia da informação vem ganhando espaço no nosso dia a dia em diversas áreas do conhecimento, inclusive no ensino e aprendizagem da Química. Sabe-se que a Química é uma Ciência, que estabelece relações macroscópicas, microscópicas e simbólicas e nos últimos dez anos houve um verdadeiro salto na produção de programas educativos para o ensino da Química, por apresentarem provável potencial para novas estratégias de ensino aprendizagem.
O presente trabalho traz uma abordagem inovadora em relação ao estudo da interação eletrônica de Linnus Pauling, além de proporcionar um arranjo eletrônico inovador na ideia de possíveis novos elementos químicos. Ou seja, podemos mensurar e visualizar orbitais atômicos e moleculares de átomos que ainda não existem.
Palavras-chave: Distribuição eletrônica; Ensino de Química; Iniciação Científica; Ensino Médio; Físico-química.