Última alteração: 24-08-2018
Resumo
O Projeto “Água na Terra” será realizado pelos alunos do Ensino Fundamental I da turma do 4º ano e coordenado pela professora de Regente Sinara Falavigna, na Escola Fundamental Ulbra Paz. Propomos neste trabalho promover entre os alunos e comunidade escolar um conhecimento maior sobre a água e sua preservação, apresentando que a água é de suma importância para nossa sobrevivência e está presente na nossa alimentação, em nossa higiene e nas tarefas domésticas. Este trabalho tem por objetivo central desenvolver no aluno, e em consequência na nossa comunidade escolar, o valor da preservação da água, trazendo estudos e atividades práticas. Trazer para os educandos a compreensão do ciclo da água e interpretá-lo na natureza. Apresentar como ocorre o tratamento da água, para que os alunos compreendam de onde vem à água que bebemos e assim possam valorizar os cuidados com a preservação da mesma. Os alunos e a comunidade escolar precisam ter o conhecimento que a água é um bem precioso e que precisa ser preservado. Precisamos criar a conscientização que no planeta Terra a maior parte da água é salgada e somente uma pequena porcentagem é doce e própria para o consumo. Para o consumo da água, esta precisa estar livre de impurezas e micróbios causadores de doenças, tornando-se potável, passando pelas unidades de tratamento. É preciso que haja a conscientização dos níveis de poluição dos mares, rios, córregos e lençóis freáticos. Necessitamos que seja ensinado e conversado sobre o que cada indivíduo está fazendo para evitar o desperdício da água, ensinando que esta não é descartável. O Projeto caracteriza-se por ser uma atividade continuada, onde os alunos levam esta aprendizagem para sua vida diária e para a vida de seus familiares. Serão realizados momentos de diálogos e debates, leitura de histórias, confecção de cartazes, construção de um terráreo, exposição de fotos e imagens sobre a poluição das águas, realização de experiências sobre o ciclo da água, criação de poemas, desenhos, músicas e vídeos, murais informativos, visitação aos locais de tratamento de água e visitação ao arroio Araçá na cidade de Canoas. A avaliação acontecerá de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa do projeto. Serão avaliadas as participações nos debates e nas atitudes dos alunos relacionadas ao projeto.