Última alteração: 24-08-2018
Resumo
O presente projeto teve seu inicio a partir da intenção do professor regente do 1º ano B em ampliar a didática e metodologia da alfabetização em sala de aula e da professora de ciências em desenvolver um trabalho de iniciação científica, foi então que surgiu a ideia de unir a extensão do processo de alfabetização com o conhecimento cientifico. A partir disso constatamos a possibilidade de trabalharmos os diferentes tipos de plantas e ervas medicinais, com a intenção de realizar um seminário de pesquisa com as famílias dos alunos, visando conhecer as tradições do uso destas plantas e ervas (chás), que são passados de geração em geração, fazendo parte do interior de nossas culturas. Não desmerecendo o uso da medicina convencional, porém dando ênfase a estes conhecimentos que unem varias gerações. Explorar a descoberta dos benefícios de algumas plantas medicinais para a nossa saúde, conhecendo a importância do uso delas, unindo a teoria com á pratica no preparo de chás com essas ervas, também possibilitando a construção de um “Alfabetário das ervas” (Herbário). Através de uma metodologia inovadora e diferente, onde fosse possível a união do conhecimento cientifico com o processo de alfabetização. Os alunos foram convidados a uma aula lúdica no laboratório de ciências com a utilização de alguns recursos como o uso de uma caixa e dentro dela um objeto anteriormente desconhecido por eles, e um por vez foi convidado a tentar realizar a descoberta do que havia dentro da caixa. A partir do desvendar do conteúdo foi onde iniciou nossa investigação, com a aplicação de pesquisas com as famílias dos dissentes, com as atividades que envolviam o uso dos sentidos, para o conhecimento e classificações dos materiais de estudo, a construção de um “Alfabetário das Ervas” onde além do conhecimento cientifico os alunos tiveram a possibilidade de trabalhar em cima da escrita das palavras, finalizando com a produção de mudas do nosso Alfabetário e um cantinho dos chás na escola, possibilitando assim a construção de uma visão para identificar que mesmo as áreas de conhecimentos distintas, são possíveis de unirem-se na busca de uma aprendizagem significativa.