Portal de Eventos da ULBRA., IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
Novas descobertas sobre energia elétrica
Jaqueline ROSA BORBA

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


 

O presente projeto surgiu a partir do estudo realizado com o Livro do Positivo, o qual aborda, nos conteúdos trabalhados, toda a parte de “energia limpa”, tema que despertou a curiosidade dos alunos. Partindo desse interesse, foi visto um vídeo, visando coletar informações sobre o fato de grande desperdício de energia elétrica que acontece geralmente nas residências. Iniciamos com uma pesquisa sobre a energia, buscando descobrir de onde ela vem e para onde vai. Foi convidado um Engenheiro Eletricista para trazer aos alunos uma abordagem mais técnica do assunto, trazendo um histórico de onde vem a energia, dicas de consumo e começou um trabalho de maquete com base rígida, para demonstrar aos alunos o sistema de geração, distribuição e consumo, que será concluído pelos alunos ao final da pesquisa. Como leitura do semestre, foi adotado o livro “A eletricidade“, do autor C. Vance Cast , que trazia toda essa abordagem sobre o tema: Eletricidade: de onde vem e para onde vai. Após, os alunos realizaram pesquisas no Laboratório de Informática, para terem mais conhecimentos sobre o tema. Assim, foram surgindo novas evidenciações e curiosidades sobre raios e trovões, sobre formas de prevenir choques e que cuidados devemos ter com toda a parte de eletricidade. Buscando envolver os familiares neste contexto, também fizemos estudos sobre a conta de energia elétrica, gráficos e comparações de gastos da família. Um trabalho também foi enviado para os responsáveis abordando a temática de conscientização de economia da energia elétrica. Juntos, os alunos e familiares deveriam montar estratégias de como economizar energia nas suas atividades cotidianas. Após a coleta de dados, tivemos a oportunidade de propor uma ação educativa com todos os alunos do colégio, onde foram confeccionadas placas, cartazes e folders com dicas de conscientização distribuídas pela escola, a fim de levar à reflexão a respeito do assunto à comunidade escolar. Pode- se observar, no decorrer do desenvolvimento do projeto, os alunos têm prestado mais atenção em algumas ações diárias dentro e fora do ambiente escolar, tais como: desligar as luzes e aparelhos eletrônicos aos sair dos ambientes, não mexer em celulares ou tabletes quando estão sendo carregados, tomar banhos rápidos, cuidados ao enfrentar raios e trovões, entres outros. Dessa forma, observa-se que o projeto já apresenta reflexos nas atitudes de nossos alunos, atingindo os objetivos propostos, bem como diminuição significativa nos custos de energia elétrica nas contas das casas dos alunos, da escola e contribuindo com o meio ambiente.

 


Palavras-chave


Energia Elétrica

Texto completo: PÔSTER