Portal de Eventos da ULBRA., III MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

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PIBID NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA
Betina Stockmanns, ISADORA FINGER, Everton Bedin

Última alteração: 30-09-2016

Resumo


O ensino de Ciências engloba várias áreas do conhecimento e é de fundamental importância para desenvolver indivíduos críticos e reflexivos que sabem se posicionar na sociedade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade desenvolvida pelos estudantes do subprojeto Pibid/química referente ao ensino de Ciências do 9º ano. As atividades que possibilitaram troca de experiências e acréscimo de conhecimento através dos conteúdos estudado no primeiro trimestre do ano de 2016 foram desenvolvidas a partir do conteúdo pré-estudado pelos alunos: substâncias, sistemas, densidade, viscosidade e solubilidade. Para isso, os estudantes foram divididos em 5 grupos e, então, foi aplicado um questionário contendo 9 perguntas objetivas para avaliar o conhecimento destes sobre o que seria estudado; o mesmo questionário foi aplicado no término das atividades, a fim de analisar a mudança de pensamento durante o processo. A aula, toda em forma de atividades experimentais, foi dividida em quatro momentos, sendo o primeiro: Estudo das substâncias e a diferença entre substância simples e composta; o segundo: Reflexões e divergências entre Sistemas Homogêneos e Heterogêneos; o terceiro: Compreendendo a densidade e suas variações; o quarto: Viscosidade: uma propriedade de líquidos?; e, por último, mas não menos importante, o quinto momento: Diferença de solubilidade em água: o que é miscível?. Com a elaboração desse trabalho foi perceptível que houve grande aprendizado por parte dos envolvidos, pois ampliaram seus conhecimentos na disciplina de ciências e puderam observar na prática a teoria estudada. Em outro viés, percebe-se que a inclusão do Pibid nas escolas é fundamental para levar atividades diversificadas, auxiliar na construção intelectual dos alunos e direcioná-los para contextualizar o senso comum de forma reflexiva e crítica. Os pibidianos são intermédios e facilitadores desse processo da aprendizagem e os alunos relataram a diferença que faz a presença destes na construção dos saberes, pois solicitam novos momentos como as atividades desenvolvidas. Assim, é de suma importância que esse projeto continue acontecendo para auxiliar a professora titular em uma inserção metodológica mais sofisticada e continuar obtendo resultados positivos em sua aplicação. Portanto, tem-se que o objetivo deste trabalho foi alcançado, sendo esperada a realização de mais atividades sobre as diversas áreas dos conteúdos de Ciências, aflorando, quiçá, para uma questão de cunho interdisciplinar.

Palavras-chave


Experimentação; Ciências; Química; Ensino.

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