Última alteração: 03-11-2016
Resumo
O presente projeto surgiu a partir da necessidade de organizar e aperfeiçoar a utilização dos restos de papel produzidos em sala de aula, principalmente produzido a partir do material de apoio de nosso livro, onde surgiu a dúvida: “Mas será que isto é lixo?” “Será que podemos criar outras coisas a partir destas rebarbas de papel?”. E foi assim que iniciamos os estudos a respeito deste tema. Próximo à semana do Meio Ambiente, iniciamos as pesquisas sobre a quantidade de embalagens que utilizamos diariamente e percebemos também que o nosso lanche estava com a mesma característica. Novamente começaram os questionamentos: “Mas será que isto é lixo?” “Será que não podemos brincar de fazer outras coisas com elas?” E foi assim que o planejamento para a Semana do Meio Ambiente tomou forma e as pesquisas começaram. Quanto de lixo produzimos a cada dia? Guardávamos todas as embalagens e para isto descobrimos que era necessário lavá-las para podermos reutilizá-las. Diariamente fazíamos a análise do lixo produzido no lanche e guardávamos aquilo que poderia ser reutilizado. Com as embalagens que acumulamos nesta semana organizamos brincadeiras onde as caixinhas de suco viraram blocos e podiam construir castelos, casas, garagens e outras coisas. Também realizamos uma classificação entre embalagens: tipos de suco (laranja, uva, manga), achocolatados, pacotinhos de bolo e bolacha, canudinhos (amarelos, vermelhos e brancos). Ao final fizemos um alfabeto de rótulos aproveitando para estudar sobre letra inicial, letra final. Concomitantemente assistimos a vídeos da Turma da Mônica onde o assunto abordado eram os 3 rs – REDUZIR / REUTILIZAR / RECICLAR. Assim, fomos descobrindo que ações práticas do nosso dia-a-dia poderiam estabelecer uma visão mais harmônica entre nós consumidores e o meio ambiente. Também foi proposto um desafio às famílias sobre um lanche sustentável: “trazer alimentos com a menor quantidade de embalagens”. A partir deste desafio construímos um paralelo em relação ao que deixamos de utilizar “embalagens” de uma semana para outra. Continuamos fazendo a coleta dos papéis que sobram em nossa rotina de estudos, realizamos uma pesquisa sobre a origem do papel e a melhor forma de reutilizá-lo.
Podemos observar, neste tempo de desenvolvimento do projeto, uma mudança na rotina dos alunos: o consumo consciente do papel, os lanches passaram a ser preparado pelas famílias de uma forma mais caseira não acumulando tantas embalagens em nosso lixo, o que nos leva a refletir que é possível diminuir inclusive o custo de vida, reduzindo gastos, economizando e reutilizando o que é possível. Além disso, podemos com pequenas ações dentro da escola, favorecer o desenvolvimento sustentável com respeito e amor ao meio ambiente.