Última alteração: 30-09-2016
Resumo
Embora a intempérie a qual vive a educação seja negativa, o ensino de ciências, ainda, tem como principal objetivo despertar no discente o conhecimento científico, contextualizando a teoria desenvolvida em sala de aula com a realidade a sua volta, proporcionando, aos mesmos, questões sobre o meio ambiente, corpo humano, animais e plantas. Assim, o presente artigo tem o intuito de apresentar uma atividade desenvolvida pelos alunos do subprojeto Pibid/química/Ulbra à luz do ensino de ciências, fazendo com que o conteúdo de ciências do 8º ano, estudado durante o primeiro trimestre do ano de 2016, se tornasse um mecanismo de trocas de saberes e maximização de conhecimento por meio de múltiplas atividades. O projeto foi realizado com duas turmas de 8º ano, totalizando 19 meninos e 19 meninas. A escola, em que este projeto foi realizado, está localizada na cidade de Canoas-RS, região metropolitana de Porto Alegre. O projeto foi arquitetado conforme os conteúdos que a professora titular trabalhou nos meses de março, abril e maio, sendo: Sistema Digestório e Alimentação Saudável. As atividades foram desenvolvidas em etapas: 1ª introdução do Sistema Digestório; 2ª atividade experimental e o entrosamento do alunado; 3ª pirâmide alimentar; e 4ª ressignificação de saberes. Durante a execução do projeto, em ambas as turmas, os discentes foram divididos em três grupos pelos pibidianos. Na 1ª etapa foram divididos os grupos e apresentado um vídeo, de forma dinâmica e divertida, sobre sistema digestório. Posteriormente, foram realizados dois experimentos que comtemplavam este conteúdo. Na sequência, pediu-se aos discentes que, em grupo, desenhassem e explicassem um protótipo de pirâmide alimentar, enfatizando as ideias construídas na discussão e na apresentação do vídeo. Como término, solicitou-se aos discentes que relatassem sobre o projeto a eles apresentado, proporcionando relevância e importância ao trabalho desenvolvido. Por fim, pode-se averiguar que houve aprendizado por parte dos discentes sobre os conteúdos, pois instigaram e ressignificaram seus conhecimentos durante este processo, além de desenvolverem de forma ativa e coerente com a participação do colega. Dentre este e outros motivos, percebe-se que o ensino de ciências é de extrema importância para que se construa um indivíduo consciente de seus atos e conhecedor das diversas áreas que envolvem esta disciplina, a fim de que este possa interferir de forma positiva e significa em seu contexto social e cultural. Destarte, tem-se que nesse ambiente os pibidianos trabalharam como facilitadores do processo educacional, pois utilizaram várias estratégias de ensino, contribuindo para a melhoria da alimentação dos sujeitos, a própria formação pedagógica e a construção e ressignificação de saberes à luz das atividades experimentais.