Portal de Eventos da ULBRA., II MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
NOVAS DESCOBERTAS COM A CHEGADA DA LAGARTA MARIA CAMILA
Eulália Maria Pereira Ramos

Última alteração: 04-10-2015

Resumo


O presente projeto surgiu a partir da chegada da lagarta em nossa sala de aula trazida por um aluno. Fomos surpreendidos com uma nova e mágica espécie de lagarta. Essa nova surpresa instigou a turma a estudar mais sobre ela, por meio de observações, pesquisas e relatos. Com muito cuidado preparamos um ligar para a lagarta e juntos escolhemos o seu nome: Maria Camila. Iniciamos o trabalho construindo  o “Quadro das Descobertas”, onde foi possível observar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, esclarecer dúvidas apresentadas durante o processo de observação da metamorfose dela, a forma de alimentação, sua locomoção e características da sua espécie. Criamos também, um material explicativo e demonstrativo, através do caderno de registros “Que maravilha!! Uma lagarta!!”, onde cada família, junto com seu filho, realizou observações, pesquisas e relatos por meio de fotos e descrições contidas nesse material. Seguindo a experiência, foram realizadas também atividades de leitura e dramatizações de histórias, entre elas “A descoberta da lagarta”, onde os alunos conheceram as etapas do processo por ela sofrido, bem como outros aspectos do meio ambiente.  Foram trabalhadas atividades envolvendo a exploração de materiais diversos, como o objetivo de compreender e relacionar os conceitos abordados nas diferentes áreas do conhecimento. Pode-se observar alguns aspectos bem significativos entre os alunos, como por exemplo, a curisiodade e interesse por pequenos animais do meio ambiente, a rapidez em apreender novos conteúdos e descobrir essa transformação que a lagarta sofre, especialmente, a ansiedade em vivenciar essa transformação, visto que a lagarta encontra-se ainda em casulo, preparando-se para sua metamorfose. É importante ressaltar que este projeto encontra-se em desenvolvimento, ainda não concluído e totalmente vivenciado.

 


Palavras-chave


Meio ambiente. Metamorfose. Conhecimento.

Texto completo: Pôster  |  Resumo expandido