Última alteração: 06-10-2015
Resumo
O grupo dos artrópodes reúne organismos com grande diversidade e abundância, com ocorrência em diversos ambientes e grande importância ecológica e financeira. No Colégio Ulbra São Mateus, localiza-se um horto florestal onde são encontrados diversos artrópodes, que entram em salas de aula e espaços educacionais, fazendo parte da rotina dos alunos. A falta de conhecimento e medo desses animais por parte dos estudantes trouxe a tona a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado sobre os mesmos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva aprofundar os conhecimentos dos alunos em relação aos artrópodes de modo a conhecê-los em anatomia e importância; assim como provocar um sentimento de respeito e preservação, percebendo os invertebrados como organismos essenciais para a saúde ecossistêmica e levantar os principais grupos de artrópodes presentes no horto florestal. Para a realização do mesmo os alunos tiveram aulas teóricas sobre armadilhas entomológicas e identificação de tais animais. As capturas foram realizadas por meio das técnicas pit-fall, guarda-chuva entomológico e puçá-entomológico. A identificação de tais organismos foi feita em laboratório com o auxilio de lupas. Após identificação de todos os organismos, aqueles que estiverem mais preservados serão expostos no Museu de Ciências Naturais do colégio. Como resultado prévio, foram encontrados espécimes do grupo das aranhas, moscas, mosquitos, formigas, besouros, grilos, cigarras, abelhas, borboletas, mariposas, entre outros. Foi observado um maior interesse dos alunos em relação aos artrópodes, levando-os a realizarem pesquisas por conta própria. Além disso, foi percebida uma diminuição do medo que alguns alunos possuem destes animais, originados pela falta de conhecimento ou senso-comum. Ainda que o trabalho não tenha chegado ao seu fim, o mesmo já tem se mostrado muito relevante para os alunos que participaram do mesmo. Ocorre, portanto, a percepção da necessidade de uma abordagem mais prática de conteúdos pelos professores, de modo a demonstrar aos estudantes a significância e aplicabilidade de certos assuntos, o que não é de possível percepção quando ocorre uma “passagem de conteúdo”, apenas com a utilização de livro e caderno.