Última alteração: 05-11-2022
Resumo
Alunos do 3º ano Anos Iniciais; RIBEIRO, Sabrina Pereira
Abordar as emoções, se faz necessário, pois a pandemia deixou algumas sequelas, ao falar sobre o que sentimos, medo, tristeza, felicidade, conseguimos deixar o ambiente escolar mais acolhedor. Fazer isso em conjunto com a família também auxilia no bem estar da criança.
Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos etc., buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.
Os alunos assistiram o filme Divertida Mente, após fizeram reflexões sobre o que entenderam; os personagens do filme servem como uma referência sobre o que sentem.
Atividades do livro da escola da inteligência semanal, em alguns momentos a participação da família. Livros de literatura como o monstro das cores e confie nos monstros. Caixa com fantoches e livro do monstro das cores, baralhos dos pais e dos sentimentos com um diário para escrever como foi realizar a atividade com a família. Será colocado no Padlet. Diário das emoções, construção da capa e atividade direcionada, solicitando o preenchimento sobre o que sentem em determinada situação. Frases diárias antes da aula, fazendo uma reflexão sobre o assunto. As frases podem ser criadas pelos alunos e podem ser prontas. Bate papo sobre as emoções. As atividades do projeto serão realizadas semanalmente.
Palavra-chave: Emoções; sentimentos; reflexão.