Última alteração: 05-11-2022
Resumo
Alunos do 1º ano dos Anos Iniciais; PEREIRA, Elisângela da Silva.
A prática das boas ações, sejam elas em relação ao meio ambiente ou de gentileza e amor ao próximo, costumam fazer parte do dia-a-dia de muitos de nós. Porém, temos percebido que a dinâmica acelerada das nossas vidas, por vezes, tem nos impedido de perceber o quanto a prática dessas ações pode ser mais simples e mais corriqueira do que pensamos. Para Cruz e Secco (2013, p.38) “é importante notar que, para que a nossa participação gere resultados, devemos escolher ações que aconteçam por perto, como em nossa cidade, nosso bairro, nossa escola, nossa rua e, principalmente, em nossa casa”.
Entendendo que o estímulo e o incentivo à prática dessas ações e percebendo o interesse dos alunos do 1º ano por esse tema, foi elaborado o projeto a fim de tornar essas ações mais evidentes e mais frequentes, gerando a empatia, fortalecendo o vínculo e o amor ao próximo, bem como o cuidado e a preservação do meio ambiente. Vivenciar situações de gentileza e empatia valorizando o outro e o meio ambiente foi o objetivo geral estabelecido para o projeto. Entre os objetivos específicos, destacamos: resgatar valores morais de amizade, amor, respeito, trabalho e dedicação para uma melhor convivência; compreender que o meio ambiente precisa de cuidados e que sua preservação depende de todos os seres humanos, bem como perceber nos detalhes o quanto um gesto pode ter grandes significados para o nosso próximo. O projeto aconteceu de forma interdisciplinar considerando as propostas e envolvimento dos alunos, bem como as competências e habilidades da BNCC. As atividades desenvolvidas foram práticas que favoreceram o meio ambiente e ações de empatia e amor ao próximo. Atividades como cuidado com a separação do lixo, plantio de mudas de chá, cuidado com o desperdício de água e de alimentos, escrita de recados e bilhetes e arrecadação de livros e materiais escolares que foram entregues a uma instituição que acolhe crianças em vulnerabilidade social. O projeto aconteceu durante o primeiro e o segundo trimestre nas diferentes disciplinas. Além da sala de aula de aula, ambientes como o pátio e o Laboratório de Ciências foram espaços onde as atividades foram desenvolvidas. A história que deu base às atividades foi “Um Mundo Melhor” e tendo como inspiração as ações vistas nessa história, a turma realizou suas próprias ações. O projeto pretendeu evidenciar que ações individuais podem tornar a convivência e a coletividade mais harmônica e empática. Os recursos utilizados foram livros de histórias infantis, vídeos, caderno para a escrita de um diário das boas ações, mudas de chá, livros e materiais escolares arrecadados, folhas e material de escrita e de pintura. A culminância do projeto se deu com a apresentação na III Feira de Inovação e Criatividade da escola e com a entrega dos materiais arrecadados para a ONG Chimarrão da Amizade. E como resultado foi perceptível o envolvimento e a mudança de postura da turma diante das situações de auxílio e amor ao próximo, bem como a notória sensibilidade diante das questões de responsabilidade com o meio ambiente.
Palavras-chave: Empatia; vínculo; cuidado; preservação.