Pôsteres
FORMAÇÃO CONTÍNUA: CURRÍCULO LATTES | |
Jéssica Sousa Santos, Rosimeyre Vieira da Silva, Cícero dos Santos Teixeira |
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO | |
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira |
O TABULEIRO BHASKARA | |
Mélany Silva dos Santos, Makele Verônica Heidt |
SERÁ QUE REALMENTE SÃO APENAS CINCO OS SÓLIDOS DE PLATÃO? | |
Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
O USO DO SOFTWARE FREEMAT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATRIZES | |
João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech, Nayara de Novaes Rezende Villani |
O USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO | |
Marcionei Rech, João Ricardo Vallim Pereira, Nayara de Novaes Rezende Villani |
A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A FÍSICA EXPERIMENTAL NOS CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA | |
Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Ney David Veloso |
PROPOSTAS DE ABORDAGEM DO NÚMERO IRRACIONAL e NO ENSINO MÉDIO | |
Nayara de Novaes Rezende Villani, João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech |
Formação contínua do professor da educação básica | |
Jussara D´Assunção, Silvia Regina Viel |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
OPERAÇÕES BÁSICAS MEDIANTE ÀS ATUAIS TENDÊNCIAS MATEMÁTICAS | |
Jéferson de Lima Vieira, Marília Hassan Pacheco Assunção, Marina Boito de Oliveira, Nathiele Braiz Cecchin |
UM ESTUDO PARA O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Alexsandro Soares Candido, Arthur Damasceno Vicente |
A DIREITA DE QUEM? A LATERALIDADE E O REFERENCIAL ESPACIAL PARA CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Francielli Aparecida Rocha de Carli, Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
CONSTRUÇÃO DE PLANTAS BAIXAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL | |
Josiane Silva dos Reis, Renata Lourinho da Silva, Paulo Vilhena da Silva |
UMA ABORDAGEM NOS ANOS FINAIS COM O USO DA CALCULADORA | |
Alexsandro Soares Candido, Arthur Damasceno Vicente |
APRENDIZAGENS POR PROJETOS: O CASO DO LAB NEHYTA | |
João Marcos Marques Machado, Kaoni Kenne, Rodrigo Dalla Vecchia |
ENSINO DE PROBABILIDADE: ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Janielly Taila dos Santos Verbisck, Jessica Serra Correa da Costa |
DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO DE ESTATÍSTICA BÁSICA | |
Dorivaldo Rosa França, Vigner Vieira dos Santos, Thiago Felipe Matos de Araújo, João Elias Videira Ferreira |
A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS | |
Cintia Melo dos Santos, Gabriel Moreno Vascon |
Educação Matemática no Ensino Médio
AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS SITUAÇÕES MATEMÁTICAS APRESENTADAS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO. | |
Vanice Freitas Vieira |
EXPERIMENTANDO RECEITAS DE FUBÁ E TANGRAM NO ENSINO DE FRAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE SER ALUNO E SER PROFESSOR EM UM CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO | |
Guilherme Vier, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
INVESTIGAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO CONSTANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA | |
Alexandre Menezes Veiga, Clarissa de Assis Olgin |
Educação Matemática no Ensino Superior
IMAGEM DO CONCEITO DE DERIVADA EM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE ENSINO DE CÁLCULO COM BASE NA ANÁLISE DE UM MODELO FÍSICO | |
Guilherme Vier, Débora da Silva Soares |
REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Graziela Marchi Tiago, Paulo Roberto Barbosa, Lívia Carolina Vieira |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | PDF () PDF |
Ketelyn Paravidini Vieira, Gilmara Teixeira Barcelos, Tiago Destéffani Admiral |
ARDUINO: APOIO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
Silvio Cesar Viegas, Renato P. dos Santos |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
ASPECTOS HISTÓRICOS DO(S) OBJETIVO(S) DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL (1890-1930) | |
Enoque da Silva Reis, Janielly Taila dos Santos Verbisck |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. | |
Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D' Antonio Verrengia, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA MEDIADA PELAS TICs NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS | |
MARCOS JOSÉ PEREIRA BARROS, IDEMAR VIZOLLI |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR | |
Ney David Veloso, Rossano André Dal-Farra, Mariana Mostardeiro de Aguiar |
O USO DE TECNOLOGIA POR MEIO DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Mercedes Matte da Silva, Lori Viali |
ENSINO DE MATRIZES NUMÉRICAS NO ENSINO MÉDIO: O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS | |
Thiago Barbosa Guedes, Aline Olveira Lemos, Katia Eliana Gonçalves Ferreira, Silvia Regina Vieira da Silva |
PRÁTICA DE ENSINO: AUTORIA OU MIMESE? | PDF () |
Marlubia Correa de Paula, Lori Viali, Gleny Teresinha Duro Guimarães |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO | Sem título |
Marlubia Correa de Paula, Lori viali Viali, Maria Manuel Nascimento |
Avaliação em Educação Matemática
UMA REFLEXÃO A CERCA DOS ERROS COMETIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA EM CURSOS SUPERIORES | |
Karly Barbosa Alvarenga, Marger Viana |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESTRATÉGIA DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA | |
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELAGEM MATEMÁTICA COM MOEDAS E UM COPO DE ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Adriana Sbardelotto Di Domenico, Veronice Maria Kawalek, Vanessa Gonçalves Vieira |
Modelagem Matemática e Literatura: Qual é o público? | |
Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
CONSTRUÇÃO DE JOGOS ESTATÍSTICOS NO GEOGEBRA: UMA PERSPECTIVA DE UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO | |
leandro Mendonça do Nascimento, Wagner Dias Santos, Rafael Ferreira da Costa Leite, Luciane de Souza Velasque |
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
Wagner Dias Santos, Jorge Santos, Luciane Velasque |
UM ESTUDO DO TRATAMENTO DADO AO CONHECIMENTO PROBABILÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TESES DE DOUTORADO, EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, ELABORADAS NO BRASIL | |
Magnus Cesar Ody, Lori Viali |
CONSTRUINDO O PERFIL DA TURMA: UM ESTUDO SOBRE GRÁFICOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Clarissa Coragem Ballejo, Lori Viali |
A ESTATÍSTICA E SUAS POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES | |
Daniela Jéssica Veroneze |
Mesas Redondas
AS TECNOLOGIAS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EAD | |
Marger da Conceição Ventura Viana |