Minicursos
A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS ARITMÉTICOS: DESVELANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
Daniela Maria de Almeida, Vanessa Tarouco, Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira |
MATEMÁTICA COM ARTE - PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL: COMO PRODUZIR? | |
Clarissa Lopes Trojack, Júlia Schaetzle Wrobel, Vanessa Oechsler |
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E DO FORMADOR: RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA | |
Bruno Augusto Teilor, Tania Bruns Zimer |
Pôsteres
Transição para o Ensino Superior a Distância: A disciplina de Pré-Cálculo em um Curso de Engenharia de Produção | |
Tiago de Freitas Tavares |
AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO EGRESSO | |
Neuza Teramon |
ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO E O GEOGEBRA 3D | |
Lucilene de Souza Tatagiba |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR: ÁFRICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA ATRAVÉS DE JOGOS DE ORIGEM AFRICANA | |
Catiana Moraes, Ursula Tatiana Timm |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E LUDICIDADE: UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Ursula Tatiana Timm |
LABORATÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM EAD | |
Ursula Tatiana Timm, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Clarissa de Olgin Assis, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
O ensino de Matemática para uma educação inclusiva | |
Raquel Tavares Scarpelli de Araujo Moreira |
SERÁ QUE REALMENTE SÃO APENAS CINCO OS SÓLIDOS DE PLATÃO? | |
Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm |
A CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA APOIO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Celiana Turski Silva, Núbia Lúcia Cardoso Gimarães |
UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO USO DO MATERIAL DOURADO | |
Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NA ESCOLA FAGUNDES DOS REIS | |
Mariane Kneipp Giareta, Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SENSO NUMÉRICO PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
Sula Cristina Teixeira Nunes, Évelin Fulginiti de Assis, Alessandra Figueiró Thornton, Luciana Vellinho Corso |
RESOLUÇÃO E PRODUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: experiência com uma turma de 4º ano | |
Ingrid da Silva Torma |
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE OS DESCRITORES DO TESTE 2 DE 2015 | |
Fabíola Arioli Tomasi, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto, Alex Jordane de Oliveira |
CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MENCIONADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Eliane Maria de Oliveira Araman, Jader Otavio Dalto, André Luis Trevisan |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
O QUADRILÁTERO FORMADO PELOS PONTOS MÉDIOS DOS LADOS DE OUTRO QUADRILÁTERO QUALQUER: destacando a relação entre as áreas | |
Ebreson Paulo Trevisan |
PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A METODOLOGIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM OLHAR ESPECIAL PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ana Cristina Trento, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
JOGO MATIX: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Adriana da Conceição Tesch, Silvana Cocco Dalvi |
NOVAS ENUNCIAÇÕES DE UMA TAREFA: REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
André Luis Trevisan, Anna Flávia Magnoni |
O game DragonBox Elements como uma introdução a conceitos da Geometria Plana | |
Ingrid Cordeiro Firme, Cristiano Natal Toneis, Rosa Monteiro Paulo |
O ENSINO HÍBRIDO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Nádia Marques Ikeda Pereira, Fabrícia Mara Tonon |
Educação Matemática no Ensino Médio
SYLVIE E BRUNO(S): UM PROJETO SOBRE A INTER-RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E LITERATURA A PARTIR DE UMA OBRA DE LEWIS CARROLL | |
Rafael Montoito Teixeira |
A METACOGNIÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | |
Luciana Röder, Tania T. Bruns Zimer |
O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO: UMA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira, Daniela Maria De Almeida, Vanessa Lacerda Tarouco |
O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO | |
Francisca Brum Tolio, Eleni Bisognin |
PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM GEOMETRIA ESPACIAL | |
Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan |
Discussões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. | |
Adriana da Conceição Tesch, Anderson José da Silva |
Educação Matemática no Ensino Superior
MODELAGEM MATEMÁTICA POR FASES: UMA APLICAÇÃO AO ENSINO DE LOGARITMOS | |
Seiji Niwa, Paulo Roberto Barbosa, Graziela Marchi Tiago |
REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Graziela Marchi Tiago, Paulo Roberto Barbosa, Lívia Carolina Vieira |
VELOCIDADE INSTANTÂNEA: ANÁLISE DE UMA TAREFA PROPOSTA A ESTUDANTES QUE CURSAM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
André Luis Trevisan, Patrícia Aparecida Caldana Pereira, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca |
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS CONCEITOS DE MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES | |
Clara de Mello Maciel, Graciela Meggiolaro, Robson Trevisan, Antônio Vanderlei dos Santos |
O CONCEITO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: ANÁLISE DE UM LIVRO DO ENSINO SUPERIOR | |
Danrlei Silveira Trindade, Maria Arlita da Silveira Soares |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
HABILIDADES DESENVOLVIDAS EM MATEMÁTICA APÓS O USO DE JOGOS DIGITAIS | |
Jocilea de Souza Tatagiba |
COMPREENDENDO O COMPORTAMENTO DE UMA FUNÇÃO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA E OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO | |
Carla Terezinha Botelho Torrez, David Antonio da Costa |
UMA EXPERIÊNCIA DE USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DE UMA TURMA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES-MT | |
Lenir Tomazeli, Rute Cristina Domingos da Palma |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: A FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO EM QUESTÃO | |
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Andréia Dalcin |
La Etnomatemática en la formación de profesores: una experiencia en la Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra. | |
Carolina Tamayo Osorio |
A PERCEPÇÃO DO EGRESSO NA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA | PDF () |
Neuza Teramon |
POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA | PDF () |
Ursula Tatiana Timm, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald |
UM ESTUDO COMPARATIVO EM RELAÇÃO ÀS ESTUFAS CONVENCIONAIS E ELÉTRICAS NA SECAGEM DE FOLHAS DE FUMO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Glaucia Cabral Moraes, Luciana Elisa Tornquist, Rafael Winicius Winicius da Silva Bueno |
NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO DE MATEMÁTICA | |
Éderson de Oliveira Passos, Eduardo Kojy Takahashi |
QUESTÕES PARA POTENCIALIZAR O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO PARA ENSINAR DIVISÃO DE FRAÇÕES | |
Jeferson Gomes Moriel Junior, Matheus Candido Teixeira, Vicente Pedroso da Silva Filho, Claudio Zimmermann Junior |
A ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS: EXPLORANDO O SOFTWARE JFRACTIONLAB | |
Danrlei Silveira Trindade, Patricia Pujol Goulart Carpes, Paola Aquino dos Santos |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
UMA ANÁLISE DAS DIMENSÕES ECONÔMICA E ECOLÓGICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA BILINGUE | |
BARTIRA FERNANDES TEIXEIRA |
Currículo e Educação Matemática
A REALIDADE LOCAL COMO PONTO DE PARTIDA: UM ESTUDO SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL | |
Alice Trisch König, Andréia Dalcin |
CURRÍCULO PRESCRITO, CURRÍCULO AVALIADO E O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | PDF () |
ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA, NORMA SUELY GOMES ALLEVATO |
Educação Matemática e Inclusão
O CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS E A CONTEXTUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA QUE ENVOLVE SUAS OPERAÇÕES NUMÉRICAS - Uma construção para duas turmas do 8º ano do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) | |
Raquel Tavares Scarpelli de Araujo Moreira, Rosana Gomes Bernardo |
DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Jéssica de Sousa Santos, Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues, Cícero dos Santos Teixeira |
CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS | |
Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira |
ENSINO DE FRAÇÕES PARA CEGOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini, Luí Felippe da Silva Bellicantta Molloss |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS | |
Mariane Kneipp Giareta, Pethry Augustinho Teixeira, Claudiane Raquel Feltes |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO | PDF () PDF |
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Andre Lima Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
MUDANÇAS NA MATRIZ ENERGÉTICA HÍDRICA NO BRASIL: ESTUDO ESTATÍSTICO A PARTIR DE REGRESSÃO MULTIVARIADA. | |
Paulo Reis Junior, MARI AURORA FAVERO REIS, Marcelo Gonçalves Trentin, Rafael Elias Senger |
Mesas Redondas
Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - MUDANÇAS DIMENSIONAIS EM FIGURAS GEOMÉTRICAS | |
Méricles Thadeu Moretti, Roberta Nara Sodré de Souza |
Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - ESBOÇANDO CURVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO | |
Méricles Thadeu Moretti, Bárbara Cristina Pasa |
Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - PROVOCAÇÕES SEMIO-COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CEGOS EM MATEMÁTICA | |
Méricles Thadeu Moretti, Daiana Zanelato dos Anjos |
Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - A RESOLUÇÃO DE APLICAÇÕES DE INTEGRAIS A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Méricles Thadeu Moretti, Lucia Menoncini |